Pular para o conteúdo principal

Utilizadores de arranjos SLI e Crossfire somam 300 mil

Segundo levantamento feito pelo site Fudzilla com fontes internas da indústria de jogos para PC, o número de utilizadores das soluções SLI da Nvidia e Crossfire da AMD não passa de 300 mil no mundo todo - infelizmente não há uma diferenciação entre as duas tecnologias nestes números. Há quem ache esta soma baixa (como o redator do Fudzilla), porém em minha opinião é um número de certa forma surpreendente: eu esperava bem menos. 

As minhas três GeForce GTX 760: só de ver esta imagem tenho nerdgasms múltiplos


Esperava menos pois montar um SLI ou Crossfire definitivamente não é para iniciantes e jogadores casuais (segundo pesquisa do Steam, a GPU mais utilizada é a Intel HD 4000...) principalmente devido ao maior investimento na placa mãe e fonte de alimentação, caracterizando um nicho bem definido e restrito. Nunca tive um arranjo Crossfire, mas o SLI conheço bem: desde janeiro do ano passado utilizo duas GeForce GTX 760 em conjunto, recentemente comprei outra 760 (usada – as novas dispararam de preço) e desde então estou avaliando o modo 3-Way SLI. Posso antecipar que o suporte está bem melhor do que eu imaginava (melhorou bastante nos últimos anos), quase todos os jogos que desfruto funcionaram com as três GPUs de primeira e para os que não funcionaram há como efetuar uma configuração manual sem maiores complicações. Claro que não é uma tecnologia perfeita (existe alguma?), mas não é este demônio que alguns pintam em fóruns e listas de discussão.

Muito em breve publicarei uma série de postagens para desmistificar de uma vez por todas as lendas e mitos que cercam os arranjos 3-Way SLI. Aguardem!

Veja também:

Comentários