Pular para o conteúdo principal

Um pequeno passo para o homem...

Essa não podia deixar passar: ontem, dia 20 de julho, marcou o aniversário de 45 anos da chegada do homem à Lua, pela missão Apollo 11. Muito já foi dito nestas últimas quatro décadas e meia sobre a Apollo 11 e os seus tripulantes Neil Armstrong, Edwin (Buzz) Aldrin e Michael Collins, homens honrados de bravura e coragem ímpares que ajudaram a impulsionar a humanidade a um salto evolutivo em praticamente todas as áreas do conhecimento, além de inspirar a imaginação de todo um planeta.

"O nascer da Terra", foto tirada pela Apollo 8

Desta forma, para não soar repetitivo no meio de tantas fontes de ótima qualidade decidi homenagear aqueles que atuaram nos bastidores e que também foram fundamentais para o sucesso da missão: os programadores da NASA que trabalharam na Apollo 11.

Trecho do código-fonte do sistema de orientação da Apollo 11

O código-fonte do sistema de orientação da Apollo 11 pode ser visto aqui. Como os recursos computacionais da época eram escassos, a programação precisava ser a mais enxuta possível, sendo feita totalmente em Assembler que é a linguagem mais próxima à linguagem de máquina. Olhando alguns exemplos deste código, só posso dizer uma coisa: estes caras sim são verdadeiros escovadores de bits! Imagine você desenvolver um sistema, com os parcos recursos da época, onde o menor bug poderia acarretar em uma tragédia? Não é para qualquer um! 

Assim sendo, deixo aqui a minha eterna reverência à estes verdadeiros heróis não citados nos livros de história, os bravos e destemidos programadores da Apollo 11!

Veja também:

Microsoft disponibiliza código-fonte das primeiras versões do MS-DOS e do Word

Comentários