Pular para o conteúdo principal

Nos anos 1990, um PC de jogos era assim (Parte 2 - Jogando em Glide)

Caríssimos leitores, preciso compartilhar com vocês uma frustração tecnológica que tenho há quase duas décadas: nunca ter conseguido jogar o Need For Speed II SE no modo com aceleração 3D, visto que o jogo suporta apenas a API Glide e na época eu não tive uma Voodoo! Agora finalmente, após 17 anos da compra do jogo, vou jogá-lo com tudo o que tenho direito!

A caixa do Need For Speed II SE: suporte ao 3Dfx Glide e ao MMX!

Relembrando, no final da primeira parte sobre o nosso glorioso PC de jogos dos anos 90, havíamos terminado de montá-lo e partiríamos para a instalação do Windows 95. Pois bem, a instalação do sistema operacional foi abordada em detalhes em um artigo próprio que possui duas partes: na Parte 1 foi demonstrado o funcionamento do utilitário FDISK e na Parte 2 foi abordado a instalação do sistema propriamente dita.

Para o presente artigo partiremos do sistema já rodando e com os drivers básicos já instalados. O CD de instalação da Creative 3D Blaster Voodoo2 não possui um utilitário de instalação, que é manual: no gerenciador de dispositivos, clique com o botão direito em PCI Multimedia Device e selecione Atualizar driver. Em seguida, clique no botão Outros locais e navegue até a pasta de drivers do CD, que contém drivers para Windows 95 e NT 4.0.


Um detalhe interessante é que, no gerenciador de dispositivos, a Voodoo2 não fica listada sob o item Adaptadores de vídeo, mas sim em Controladores de som, vídeo e jogos.


É adicionado também um applet nas propriedades de vídeo onde mostra algumas opções de configuração da Vodoo2 para Glide e Direct3D.

Finalmente tenho um sistema com Glide! :-)

Instalando o Need For Speed II SE

A instalação do jogo não difere de qualquer outro software da época. É só inserir o CD e executar o programa de instalação.

CD original do jogo comprado em 1997!

Em uma época onde o espaço de armazenamento não era algo exatamente barato, o instalador apresenta diversas opções de uso do disco. Quanto maior o espaço utilizado, melhor o desempenho.

Opções de espaço em disco utilizado pelo jogo

Finalmente os arquivos serão copiados.


Desfrutando do jogo em Glide

Chegou o grande momento! Dezessete anos após a compra, finalmente o Need For Speed será apreciado em todos os seus detalhes rodando em 3D! O jogo possui dois executáveis principais: o NFS2SEA.EXE roda em Glide enquanto que o NFS2SEN.EXE utiliza a renderização por software. Curtam o vídeo! Nergasm total! :-)


Para os padrões atuais de Crysis, Battlefield e companhia com as suas imagens foto realistas pode não parecer grande coisa, mas para a época era um assombro e explica bem o fato das 3Dfx Voodoo (e o Glide) serem extremamente desejados na época.

Capturei também algumas cenas para comparar a diferença de qualidade entre o modo Glide e a renderização por software.

Tela de pause em Glide

Tela de pause em renderização por software

Cena do jogo em Glide


E a mesma cena renderizada por software. Note a diferença nos detalhes e texturas

O que me chamou também a atenção durante o jogo em Glide foi a constância da taxa de quadros, com pouquíssimas quedas na taxa. Muito bom!


Testando a placa com o 3DMark 99 Max

Aproveitei também para rodar um benchmark em Direct3D na Voodoo2, no caso o não menos famoso na época 3DMark 99 Max. A Futuremark disponibiliza gentilmente em seu site as versões antigas do software para download, o que é algo digno de aplausos e que deveria ser referência para muitas outras empresas de software.

Configurações do 3DMark 99 Max


A clássica tela de carregamento


Durante uma simulação


E o resultado

O resultado foi de 802 3DMarks para a Voodoo2 e de 1125 para o processador principal (Pentium MMX 233 Mhz). Para efeito de comparação, o vídeo onboard da placa mãe utilizada nos testes (SiS 530) obteve pouco mais de 200 pontos com os mesmos ajustes.

Para finalizar, posso dizer que este foi um dos artigos que produzi para o blog que mais me divertiu na sua realização, por um simples motivo: me transportou imediatamente para o final dos anos 90, uma época de ouro para os PC gamers que oferecia muito mais escolhas para a montagem de um PC de jogos (conforme vimos na primeira parte desta série) - atualmente o mercado está concentrado somente entre a AMD e a Nvidia, infelizmente.

Enfim, espero que tenham gostado do artigo da mesma forma que eu gostei de produzi-lo! Um forte abraço a todos!

Anterior:

Comentários

  1. Parabéns pelo feito: tive uma experiência semelhante no meu PC PS5-B K6-2 500mhz, som SB AWE64, video Voodoo4 CT4500 PCI. Só que ainda não configurei bem essa placa direito de modo que quando o PC está configurado em modo texto ou resoluções mais baixas o video apresenta uma leve tremida nas fontes/letras. Você sabe se isso é defeito da placa ou realmente má configuração? Tenho também um 3DII Monster Voodoo2 nova que poderia usar no lugar dessa caso o que eu citei fosse defeito (ainda que esse "flicker" que isso incomode...) más não disponho do cabo de vídeo que faça a ligação com a placa 2d. Att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Quanto ao flickering, caso o monitor utilizado seja um CRT tente ajustar a frequência de varredura na tela, neste caso quanto maior melhor (dentro dos limites do monitor, obviamente). Se for um LCD/LED, em algumas placas de vídeo antigas que tenho já observei este fenômeno e elas estão perfeitas. Desta forma, não creio que seja um defeito na placa.

      Pretendo remontar o meu PC Glide para jogos antigos, pena que a minha P5S-B faleceu.

      Excluir
  2. Eu tenho 3 PCs para Glide
    1 com voodoo 4MB para jogos static linked
    1 com voodoo² 12 MB SLI para jogos DOS/W98 dinamic linked
    1 com voodoo 5 5500/AGP para os que rodam bem no W2000.

    fora isso ainda tenho mais uma voodoo 3000/pci, uma 3500/agp, uma 4500/PCI, mais duas 5500/AGP (1 na caixa original), mais duas 5500 PCI (1 na caixa original) e não, não mesmo, não pretendo vende-las. Achei o site hoje e estou curtindo muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Eu curto muito as Voodoo também, pena que elas estão cada vez mais difíceis de serem encontradas a um preço justo. Eu gostaria de ter uma 3000/3500 e uma 5500, sem dúvida verdadeiros clássicos!

      Um forte abraço!

      Excluir
  3. Oi Michael, parabéns pelo seu setup, eu tb amo jogos antigos, tenho um Pentium 266MMX de slot com uma Voodoo3 16Mb PCI, ótima nos jogos windows, mas não ficou boa em jogos DOS como o Screamer, ja o Duke Nukem 3D ficou perfeito. Poderia testar alguns jogos DOS no seu setup?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente este PC eu já desmontei, mas em breve vou recriá-lo com uma Voodoo3. Aguarde!

      Excluir
  4. Eu tenho um Sgi Onyx2 funcionando perfeitamente com 2 InfiniteReality3 cada tem 256mb memória e este sistema foi feito nomeados dos anos 90 e até 2003
    http://www.sgistuff.net/hardware/graphics/infinitereality.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário