Pular para o conteúdo principal

Games antigos que eu jogo até hoje

Eles podem não contar com gráficos e animações de última geração. Os efeitos sonoros e músicas (quando existem) estão longe da sofisticação cinematográfica dos últimos títulos. Alguns deles ainda podem ter sido criados antes de você nascer... mas uma coisa é inegável: são divertidos pacas!

Há aquele "velho deitado" que diz: o que é bom dura para sempre! E como qualquer outra expressão do gênero artístico e criativo do ser humano, os jogos não são exceção! Nesta postagem irei compartilhar com vocês, amigos leitores, certos jogos que mesmo após vários anos do lançamento (alguns deles décadas...) eu ainda continuo jogando de vez em quando. Espero que curtam!

River Raid: Clássico absoluto e atemporal do Atari 2600


Phantasy Star (Master System)

Phantasy Star é um belíssimo RPG da Sega para o Master System. Possui uma história envolvente, que é a de livrar o planeta Algol de um governante tirano (qualquer semelhança com a vida real é mera coincidência...). Para isto, você conta com quatro personagens bem distintos entre si: a heroína Alis, o "felino inteligente" Myau, o guerreiro brutamontes Odin e o mago Noah. O jogo possui tudo que um RPG tem de bom: batalhas tensas com monstros, magias, upgrades de armas, pontos de experiência, labirintos e calabouços. A versão brasileira feita pela Tec Toy ganhou até tradução para o português!


Ayrton Senna´s Super Monaco GP2 (Mega Drive)

Creio que este é o título que eu mais joguei desde que me conheço por gente! É um jogo de F1 ambientado pelo saudoso Ayrton Senna e é bem mais divertido do que muito jogo de corrida moderno. Nele você começa em uma equipe fraca e vai mudando para equipes melhores através de sucessivos desafios aos pilotos adversários, até poder desafiar o Senna pessoalmente! Me lembro que quase chorei quando o zerei pela primeira vez!


Road Rash (Mega Drive)

Clássico absoluto do gênero corrida arcade com foco na diversão apenas! Aqui sua única preocupação é terminar as corridas na melhor colocação possível para subir de nível e ganhar uma grana para trocar de moto, nem que para isto seja necessário tirar os seus adversários da pista na "marra".


Road Rash (PC)

Road Rash para PC foi um dos primeiros títulos a suportar o DirectX (mais precisamente o Direct2D), lá nos áureos tempos do Windows 95!


Road Rash Jailbreak (Playstation)

Acho que já deu para vocês perceberem que sou um grande fã da série! É uma pena que a Electronic Arts tenha abandonado completamente esta franquia.


Doom II (PC)

Ah, que saudades do meu primeiro 486! Doom II deixou todo mundo boquiaberto na época e mostrou do que um PC é capaz para simular todo um ambiente em primeira pessoa. E ao contrário de muitos jogos FPS atuais, Doom II também era um jogo cabeça, que exigia até um certo planejamento para passar por certas fases mais cabeludas.


Duke Nukem 3D (PC)

Hail to the king baby! Este é um dos FPS mais divertidos de todos os tempos! Nada como matar uma legião de aliens e ainda rachar o bico com as tiradas espirituosas de Duke, o personagem principal.


Full Throttle (PC)

E pensar que esta obra-prima veio juntamente com o kit multimídia que comprei para o meu primeiro 486! É um jogo com uma ótima narrativa que conta a história do motoqueiro Ben, que sem querer se envolve em uma grande conspiração e acaba se tornando o principal suspeito de um brutal assassinato. É um jogo point-and-click (apontar e clicar) mas que contém muitos elementos de ação também.


River Raid, Enduro e Hero (Atari 2600)

Creio que estes títulos dispensam maiores apresentações, principalmente se você tiver trinta anos ou mais!



Streets Of Rage 2 (Mega Drive)

Na minha opinião este é um dos melhores jogos Beat 'em up de todos os tempos! Os gráficos e efeitos sonoros (músicas eletrônicas sintetizadas) eram fodásticos para a época, eu mesmo quando o joguei pela primeira vez babei horrores!


Joe Montana II Sports Talk Football (Mega Drive)

Este é um jogo de futebol americano muito divertido estrelado pelo lendário Joe Montana. Juntamente com a sua primeira versão, foi o primeiro jogo de esportes com narração, usando vozes digitalizadas. Foi este jogo que me fez gostar de futebol americano.


Unreal Tournament e Quake III Arena (PC)

O final do século XX produziu os dois melhores FPS Arena de todos os tempos. Jogando sozinho com bots ou on-line com a galera era garantia de diversão! Me lembro que na época eu tinha um processador AMD K6-III (como vocês podem ver na minha coleção de processadores antigos), e era um verdadeiro desafio fazer estes jogos rodarem adequadamente em função do fraco desempenho do co-processador aritmético desta CPU, o que era crônico dos AMD da época (que só foi resolvido com o Athlon). Como este mundo em que vivemos está ficando cada vez mais chato, infelizmente este gênero de jogo está praticamente esquecido atualmente.

Unreal Tournament

Quake III Arena

Comentários

  1. Muito bom os jogos principalmente os de PC, recorda muito o meu passado, Wolstein 3D, Doom 1 e 2 e Doom Ultimamate, Duke Nukem 3D e Atomic Edition, eu tinha todos esses jogos, bem como SimCity 2000, 3000, 4000 parei nesse hehehehehe. Já de console no Super Nes a lista é enorme, Super BattleToads , Super Contra, Super Mario World, Super Mario World 2 Yoshi Island, Chno Trigger, Castlevania,, Super Street Fighter 2 New Challengers, Final Fight 1, 2 e 3, Super Metroid, MegaMan X, X2 e X3, Cadilac Dinossaurs, enfim são tantos jogos que fica uma lista incontável =).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São muitos jogos clássicos mesmo, aqui eu resumi aqueles que ainda jogo esporadicamente nos emuladores e no DOSbox. E como disse no post sobre o Master System, infelizmente não tive muito contato com os consoles Nintendo que possuem uma vasta biblioteca de clássicos realmente.

      Excluir
  2. Wow! Animal a coletânea. Lembro de umas velharias que eu jogava também. O Time Commando veio junto com uma sound blaster! Naquele tempo a placa de som (uma AWE 32 salvo engano) era amplificada inclusive. Outros que eu lembro: Rock and Roll Racing, Top Gear, Lotus, Stunts one ... Pra quem gosta de jogos antigos recomendo o http://www.gog.com/. É o steam para velha guarda dos games.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdadeiros clássicos também! Me lembrei agora do World Circuit 1 (o famoso GP1) para DOS, na época era de babar horrores! Sem falar do Alone In The Dark, Warcraft 1 e 2, Need For Speed 1 e 2, Indycar Racing 1... saudosos tempos!

      Excluir
  3. Nossaaaa, acho q já tentei jogar todos esses, digo tentei, não que tenha conseguido.. Kkkkkkk Esse merece compartilhamento no facebook! :)

    ResponderExcluir
  4. Nossa, voltei no tempo, me diverti muito com um Turbo Game da CCE, um dos meus jogos favoritos é o Galaga, até hoje quando posso jogo esse game que te prende na tela com aquele barulhinho das naves que hipnotiza e te leva a loucura. Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Turbo Game era um clone do Nintendinho 8 bits, não é? Clássico absoluto!

      Excluir
  5. Eu cheguei tarde na informática em comparação contigo hahah Eu jogava os jogos no Sempron 2500+ (socket 754), 256MB de memória RAM e vídeo onboard SiS Mirage 2, (32MB~128MB, chipset SIS 760GX), Placa mãe PCChips M871G... Joguei Duke Nukem 3D, Duke Nukem Projeto Manhattan, The Sims 1 e 2 (rodava lento kk), GTA 3, Vice City e San Andreas (por causa da falta de T&L, algumas pessoas eram fantasmas kk), Medal of Honor Allied Assault, Quake 2, (Quake 1 não roda no WinXP)... era isso que me divertia lá no final de 2005 e 2006.

    ResponderExcluir

Postar um comentário