Pular para o conteúdo principal

AGP Beast #1

Quem disse que PCs baseados no barramento AGP são necessariamente "cacarecos velhos"? O AGP Beast irá mudar este paradigma e o fará rever os vossos conceitos! 😎


Sem mais delongas, vamos aos componentes do PC AGP mais poderoso do mundo! 

Processador – Intel Core 2 Quad Q6600

O clássico chip da Intel conta com quatro núcleos e a mesma quantidade de threads, frequência de 2,4 GHz e FSB de 1066 MHz, além de generosos (para a época) 8 MB de cache L2. A litografia é de 65 nm. Detalhes.


Placa-mãe – ASRock 775i65G R3.0

Ao combinar o suporte aos processadores Core 2 com o barramento AGP esta plaquinha é o Santo Graal para os entusiastas de retro computação. Detalhes.

Placa de vídeo – AMD Radeon HD 3850 Sapphire

Esta é a placa de vídeo AGP mais poderosa já lançada. Detalhes.


RAM – 2 GB DDR-400 CL3 Markvision

Esta é a máxima quantidade de memória suportada pela placa, e para o seu propósito é plenamente suficiente. O uso de dois módulos de 1 GB ativa o modo de dois canais.


Armazenamento – SSD Maxtor Z1 de 240 GB

Embora as portas SATA desta placa-mãe sejam de primeira geração (150 MB/s), com o chipset Intel não há problemas de compatibilidade com dispositivos mais rápidos como ocorre com os Via, além do que o maior benefício dos SSDs é o reduzido tempo de acesso. Sem falar do charme saudosista trazido pelo nome Maxtor. Detalhes.


Unidade óptica - Asus DVD-RW

Muitos dos meus jogos antigos estão em mídias físicas, assim esta unidade será bem útil. Detalhes.


Refrigeração – Deep Cool Ice Edge Mini FS 2.0

O Q6600 possui TDP 105 W e assim esquenta consideravelmente mesmo em stock. Apesar de pequeno, este cooler é bem melhor do que o original da Intel. Detalhes.


Fonte de alimentação – Cooler Master Elite V3 de 500 W

É uma fonte intermediária, mas com potência mais do que suficiente para o conjunto independente de qual placa de vídeo for escolhida.


Gabinete – Nox Coolbay MX2

Discreto e não ocupa muito espaço, ótimo para o projeto. Detalhes


Sistemas operacionais

O AGP Beast terá nada menos do que três sistemas operacionais, em um trial boot insano! 😎

Windows 98 SE

Sim, o 98 SE estará neste projeto e, o melhor, rodando a partir do SSD! 😲 Apesar das várias limitações oriundas da sua arquitetura, como reconhecer apenas um núcleo do processador e gerenciar no máximo 1 GB de RAM, ele fui incluído aqui para jogos antigos (incluindo aqueles do MS-DOS) e também para expansões futuras deste projeto. Ando com umas ideias meio doidas na cabeça.


Windows 7 SP1 x64

Incomparavelmente mais evoluído do que o 98 SE, escolhi o lendário Windows 7 por ainda ser suportado pelo Steam, onde a grande maioria dos meus jogos vintage estão.


Debian 11 x64

O tão amado Debian foi incluído aqui para o AGP Beast poder contar com um sistema operacional estável, seguro e com suporte, voltado para tarefas de uso geral como navegar na Web sem sustos (algo impossível em sistemas operacionais descontinuados). Pretendo optar pela interface Xfce, mais leve e adequada.


É isso aí, até a próxima!

Comentários

  1. Baaaah, fiquei boquiaberto com o projeto. Sem dúvida a placa AGP mais forte é a HD 3850. Pode testar caso queira nos mostrar a diferença! Outra coisa que eu não imaginava: Core2Quad com memória RAM DDR400... Eu nem sabia que isso existia!!!! Que doideira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os processadores Core 2 não possuem controlador de memória, pois na plataforma LGA 775 a RAM é acessada pelo chip ponte norte que repassa os dados ao processador pelo FSB.

      Assim o suporte às tecnologias de memória não depende do processador, mas sim do chipset da placa-mãe. Por isso que os Core 2 podem ser associados com memórias DDR, DDR2 e DDR3.

      Excluir
    2. Ah sim.... Como o controlador de memória é na placa mãe é ela quem determina a memória a ser usada... Eu não sabia da existência de placa mãe com memória DDR400 com suporte a Core2Duo/Quad. Tem ainda umas placas mãe de baixo custo com dois slots de memória DDR400 e DDR2. Eu uso uma placa mãe da AsRock G41M-VS3 com memória RAM DDR3...

      Excluir
    3. Essa plaquinha ASRock é remanescente da época em que a empresa era notória por soluções de engenharia mirabolantes. Lembro de duas placas soquete 939 dela (os modelos exatos vou ficar devendo), uma que tinha tanto AGP quanto PCI Express e outra que podia ser atualizada para AM2 usando um módulo de expansão.

      Hoje a ASRock virou uma fabricante comum, o que é uma pena.

      Excluir
  2. A placa mãe da AsRock que tem o Slot de upgrade de processador é a K8Upgrade NF3... que tem chipset da Nvidia Nforce 3 250... realmente uma placa mãe sem igual. Tem algumas que tinham AGP e PCI Express na mesma placa mãe. A ECS/PCchips fizeram umas gambiarras tipo AGP Express (AGPro) a ponto de colocar um slot AGP, usando a largura de banda do slot PCI (compartilhado com outros periféricos) e alimentação equivalente a dois slot PCI), uma verdadeira placa mãe de gambiarra kkkk

    ResponderExcluir
  3. De cabeça, chuto q a p5pe-vm trabalha com Core2 e Pentium dual core antigos (65nm).

    Não sei se ela pega Quad, mas é o mesmo Chipset.

    ResponderExcluir

Postar um comentário