A batalha das pioneiras 3D

Coloquei os dois primeiros chips da 3dfx e da Nvidia frente a frente. Veja o que rolou! 👊

A plataforma de testes

As placas foram testadas tendo como base o PC Retro Cobaia, que consiste basicamente em um Athlon Thunderbird de 1,2 GHz, placa-mãe Asus A7V133-C, 512 MB de RAM PC133 e o sistema operacional Windows 98 SE.

3dfx Voodoo (Diamond Monster 3D)

Lançado no final de 1996, o chip Voodoo foi o segundo chip acelerador 3D do mercado (atrás apenas do S3 ViRGE), mas foi o primeiro a ter sucesso comercial e impulsionou o uso da lendária API 3dfx Glide. Vale lembrar que a Voodoo é uma placa 3D apenas.

As suas características técnicas são as seguintes:

  • Chip gráfico com frequência de 50 MHz;
  • 4 MB de memória EDO rodando a 50 MHz e interface de 128 bits, com largura de banda de 800 MB/s;
  • Litografia de 500 nm;
  • Resolução máxima em 3D de 640 X 480 e 16 bits de cor;
  • RAMDAC com frequência de 135 MHz;
  • Suporte ao Glide, DirectX 5.0 e OpenGL (parcial).

Nvidia Riva 128 (Diamond Viper V330)

Se hoje a Nvidia é a rainha das GPUs, na década de 1990 ela era apenas uma dentre as inúmeras empresas que pelejavam no mercado de chips gráficos. O Riva 128 foi o seu primeiríssimo chip, lançado em 1997.

As suas características técnicas são as seguintes:

  • Chip gráfico NV3 com frequência de 100 MHz;
  • 4 MB de memória SGRAM rodando a 100 MHz e interface de 128 bits, com largura de banda de 1600 MB/s;
  • Litografia de 350 nm;
  • Resolução máxima em 3D de 960 X 720 e 16 bits de cor;
  • RAMDAC com frequência de 206 MHz;
  • Suporte ao DirectX 5.0 e OpenGL.

Testes

Devido ao pioneirismo dos chips houveram problemas de compatibilidade com alguns testes do rol de benchmarks do blog. Também não é para menos: se hoje o progresso das GPUs é meramente incremental, na época cada nova geração vinha com uma evolução brutal tanto em nível de desempenho quanto de recursos.

A Voodoo não conseguiu rodar o Quake III

Enquanto que o 3DMark 2000 é muita areia para o caminhãozinho da Riva 128

Uma vez que o Voodoo é um chip 3D apenas com foco na API Glide, são poucas as possibilidades para uma comparação direta: neste ensaio foram apenas o GLQuake e o Quake II:

Por fim, os resultados de todas as placas de vídeo já testadas pelo blog estão aqui. Testes com jogos também já foram mostrados nesta postagem, assim não os repetirei aqui.

Até a próxima!

Comentários

  1. Eu considero o Riva 128 uma boa placa, tanto que seu preço está igual da Voodoo.
    Seria legal vê-las rodando os jogos.

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    Respostas
    1. Capturar vídeos de fontes analógicas dá um trampo considerável... no novo laboratório vou estudar uma forma de otimizar este processo.

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