Pular para o conteúdo principal

Projeto Retro Cobaias #1

Neste projeto mostrarei as plataformas de ensaios para componentes antigos, começando por aquela para avaliar placas de vídeo e a própria GPU de testes.


Uma coisa é inegável: o PCI Express tornou muito mais fácil adicionar placas de expansão no PC, pois trouxe uma padronização muito bem definida, documentada e com total aceitação do mercado, além de uma perfeita retro compatibilidade.

Antes do PCIE as coisas não eram tão simples, principalmente para as placas de vídeo. Ao longo do seu ciclo de vida, o padrão AGP passou por diversas reformulações que trouxeram problemas de compatibilidade. Por exemplo, a última especificação do padrão (conhecido como o AGP 8X) tornou incompatíveis as placas de 3,3 V em detrimento das de 1,5 V.

Desta forma, ao contrário do que ocorreu com o Avenger PC, a definição de uma plataforma de testes de placas de vídeo antigas não foi algo tão simples. Era necessário o uso de uma plataforma AGP compatível tanto com as placas de 3,3 V quanto com as de 1,5 V, e dentre o meu portfólio a que mais se encaixou no perfil foi a Asus A7V133-C do projeto Rebuild #4 que conta com um slot AGP Pro, compatível com qualquer placa do padrão independente da tensão de alimentação, além de estar em ótima forma.

O lendário Thunderbird será o processador de testes

Mostrarei aqui as melhorias começando pela substituição da ventoinha do chip ponte norte, visto que a original estava em petição de miséria.



A RAM foi ampliada para 512 MB, com o uso de dois módulos PC133 SpecTek.


Como os demais componentes já foram detalhados no supracitado projeto, aqui apenas os citarei:
  • Processador Athlon Thunderbird de 1,2 GHz;
  • Disco rígido Quantum Fireball Plus AS de 60 GB;
  • Fonte de alimentação Thermaltake de 420 W ATX 1.X.
Positivo e operante!

Placa de vídeo de testes

Enquanto que nos sistemas contemporâneos a placa de testes é uma GeForce GTX 1070, para os clássicos busquei uma alternativa que fosse compatível com o maior número de plataformas possível. Como nem todas possuem o barramento AGP, dei preferência por uma placa PCI tradicional e esta linda Voodoo4 4500 de 32 MB servirá muito bem ao propósito.


Como um aquecimento do que está por vir, confira um breve vídeo da Voodoo4 e do Thunderbird rodando os jogos Quake III, Unreal Tournament 99 e 2003 em 1024 X 768. Nos dois primeiros foi usada a APU Glide, enquanto que o último conta com suporte apenas ao DirectX - por ser mais novo e bem mais pesado, tive que reduzir um pouco os detalhes gráficos.


Sistema operacional

Pela ampla compatibilidade o Windows 98 SE é o sistema operacional mais indicado para o propósito. Outra vantagem dele é permitir executar o MS-DOS em modo real, uma vez que alguns softwares de testes e jogos rodam neste ambiente. 


Até a próxima!

Comentários

  1. Parabéns, que sistema lindo, e essa Voodoo é a cereja do bolo. Ter uma foi um dos meus maiores desejos gueimers no final dos anos 90. Parabéns pela bela coleção!

    ResponderExcluir

Postar um comentário