Pular para o conteúdo principal

Pure AMD Legacy (Parte 1 – Apresentação)

Que tal montar um PC completo apenas com componentes clássicos da AMD, além de outros que levam a sua marca? Não perca tempo e entre para o lado vermelho da força! 


A base para este PC é uma mesclagem dos projetos CrossPhenom, sucesso de público e crítica, com o primeiro Pure AMD onde eu montei um equipamento com o maior número de componentes da AMD possível.

Findados ambos os projetos, ficou aquele gostinho de “quero mais” e surgiu a ideia de criar um PC inteiro do lado vermelho da força, que tenha componentes fabricados pela AMD ou que levem a sua marca. Pois bem, vamos à sua apresentação!

Processador – Phenom II X6 1090T

Para muitos foi o melhor processador da AMD até a chegada dos Ryzen. Conta com seis núcleos baseados na consagrada microarquitetura K10 com litografia de 45 nm, frequência base de 3,2 GHz e turbo de 3,6 GHz. Como é um modelo Black Edition possui o multiplicador destravado. Detalhes.


Placa-mãe – Asus M4A89GTD PRO/USB3

Conta com o chip ponte norte 890GX e ponte sul SB850, suporte a módulos DDR3-1866 e também ao Crossfire. É uma das placas AM3 mais completas em termos de recursos. Detalhes.


Placas de vídeo – 2x Radeon HD 7850 de 2 GB Sapphire Dual-X (Crossfire)

Nos nossos corações o Crossfire jamais irá morrer! Os detalhes das placas estão aqui e aqui.


RAM – 8 GB DDR3-1600 Patriot AMD Memory

Sim, também os módulos de memória possuem a grife AMD! 


Armazenamento – 2x SSD Radeon R3 de 240 GB (RAID 0)

Com uma capacidade combinada de 480 GB, será interessante para vermos o desempenho de um RAID 0 com SSDs.


Refrigeração – Wraith Prism

Sim, mesmo sendo feito para o soquete AM4 este cooler é retro compatível com os soquetes anteriores da AMD, como o AM3. Show!


Fonte de alimentação – Thermaltake Smart RGB de 700 W

Este é o único componente sem a marca do lado vermelho da força, caso você souber se a AMD já emprestou a marca para algum modelo de fonte deixe nos comentários! A potência de 700 W é adequada para o Crossfire. Detalhes.


Gabinete – Thermaltake V3 AMD Edition

Com o escorpião na lateral, esta edição temática da AMD é bem estilosa! Detalhes


Sistema operacional – Windows 8.1 Pro

Há tempos que eu queria fazer um projeto com o Windows 8.1, e como o Crossfire não funciona no DirectX 12 (que é restrito ao Windows 10/11) esta foi a oportunidade perfeita! Com as atualizações lançadas pela Microsoft ao longo da sua vida útil ele melhorou bastante em relação ao medonho Windows 8, com uma usabilidade aprimorada. Detalhes aqui e aqui.


Até a próxima parte!

Comentários