Pular para o conteúdo principal

RetroUnboxing: 2x AMD Radeon HD 7850 (Sapphire Dual-X)

Confira a apresentação de duas placas de vídeo AMD Radeon HD 7850 com 2 GB de memória de vídeo, que farão parte do meu primeiro PC Crossfire.


Praticamente desde que eu inaugurei o blog falo sobre SLI, como o primeiro que eu montei lá nos idos de 2014, a fase da insanidade com o 3-Way SLI e mais recentemente as minhas duas GTX 1070, além de comparativos sem sentido como esse aqui e a minha despedida da tecnologia, mas eu nunca pude me aprofundar mais na tecnologia equivalente da AMD, o Crossfire. Até agora!

Estas são as embalagens das duas Radeon HD 7850. Consegui estas placas usadas por um preço módico faz um tempinho já, e como se tratam de placas OEM a embalagem é bem mais discreta do que as vendidas no varejo.


Eis as plaquinhas!


As especificações técnicas destas placas são as seguintes:

  • GPU AMD Radeon HD 7850 rodando a 860 MHz;
  • 1024 Stream Processors;
  • Litografia de 28 nm;
  • 2 GB de VRAM GDDR5 acessada a 4,8 GHz, com interface de 256 bits;
  • Conexão PCIE 3.0 x16;
  • TDP de 130 W (a AMD recomenda uma fonte de 500 W);
  • Suporte ao DirectX 12, OpenGL 4.6 e Vulkan 1.2.


O PCB das placas é na cor azul, bastante bonito:


Cada placa requer apenas um conector de alimentação PCIE de seis pinos:


Os conectores de saída presentes são um DVI-D, um DVI-I, um HDMI e um DisplayPort:


O kit das placas é diminuto: guia de instalação, CD com drivers desatualizados, um adaptador de energia de um conector de periféricos para PCIE e um adaptador DVI-I para DB15 (VGA):


É isto aí! Cumprindo a promessa que fiz na supracitada postagem sobre a despedida do SLI, eu não deixarei de abordar sistemas multi GPU em hardware mais antigo. Aguardem as cenas dos próximos capítulos! 😎

Comentários