Pular para o conteúdo principal

Montando um 486 VLB (Parte 3 – Benchs & Games)

O icônico PC 486 DX2 VESA Local Bus foi testado nos benchmarks e rodou alguns jogos clássicos do seu período. Não perca tempo e confira agora!


Este é a terceira parte da série sobre o intrépido DX2. Na primeira foram apresentados os componentes e na segunda foi mostrada a sua montagem. Confira lá, caso ainda não tenha visto. 😉

Iniciando com os benchmarks, estas são as telas do Norton System Info e do SpeedSYS:



Os resultados estão na tabela abaixo:

Teste Resultado
Norton System Info 6.01 CPU (Score) 144,1
3DBench 1.0 (FPS) 45,4
3DBench 1.0c (FPS) 45,3
SpeedSYS 4.78 CPU (Score) 24,82
Chris´s 3D (Score) 47,2
PC-Config 8.20 CPU (Score) 8850
Doom - Demo 2 – 320 X 240 (FPS) 31,85
Doom II - Demo 2 – 320 X 240 (FPS) 32,39

Comparando com os outros componentes antigos testados pelo blog, notei a força que o chip gráfico WD Paradise tem: mesmo sendo VLB, ele superou o Trident 9680 PCI na maioria dos testes. Não é à toa que muitos dizem que o WD Paradise é um dos melhores chips gráficos da era dos barramentos ISA e VLB.

Jogos

Fiz uma seleção especialíssima de jogos do período para a nossa alegria! Certamente os leitores da velha guarda irão adorar rever estes jogos atemporais, e para os mais novos deixo um recado: do que adianta gráficos fotorrealistas sem diversão? O primeiro Doom foi lançado em 1993, será que daqui a 28 anos alguém vai se lembrar de porcarias como o Cyberbug ou afins?


Findado mais este projeto, informo que o blog entrará em recesso pelas próximas duas semanas pois ninguém é de ferro. Muito provavelmente também reduzirei a frequência das postagens, pois publicar três delas por semana (e com tamanha riqueza de detalhes, incluindo vídeos, sem qualquer retorno financeiro) realmente não está sendo fácil. 

Ando desanimado com a cena do hardware atual, lançamentos cortina de fumaça (né donas Nvidia e AMD...) e preços exorbitantes. E também com o alcance e retorno do blog, que mesmo com postagens mais elaboradas pouco mudou. 

Enfim, até a volta.

Comentários

  1. Muito bom Michael!!
    Sempre um otimo artigo.
    Não vejo hora de ter um tempinho pra terminar meu 486. Minha seleção de jogos será um pouco diferente, mas esses também são bacanas!
    Se tempo não fosse meu problema, eu montaria 2 Pcs 486 em rede para jogos em dupla, e tem uns games legais de estrategia pra isso!
    Quanto ao desanimo em relação ao retorno do Blog, apesar da ótima qualidade, eu acho que isso se deve a cultura atual do Brasil.
    Cada vez mais as pessoas gostam menos e menos de ler, só tem interesses pelo superfluo e o que está na ultima moda, e apagam as coisas do passado.
    O Brasil está se tornando um país sem memória e sem cultura.
    Como já te disse uma vez, se bem que é muito trabalhoso, mas se seu Blog fosse em ingles, acho que o resultado seria outro.
    Fazendo uma rapida comparação com sites e Blogs internacionais, a qualidade do seu Blog é excelente.
    Espero que as coisas melhorem, porque não podemos ficar sem um Blog de alta qualidade como este!

    ResponderExcluir
  2. Bom descanso, Michael, recarregue as baterias e alivie a cabeça. O site está maravilhoso, tem toneladas de material de primeiríssima qualidade, pode ficar desencanado com a freqüência de novos textos. Um abração e até a volta!

    ResponderExcluir
  3. Quando retornar, você poderia começar a abordar emuladores como o PCEM e o 86Box (este último emula até monitor CGA de fósforo verde e âmbar). Você tem muito hardware antigo, e poderia montar algumas configurações equivalentes para comparar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário