Pular para o conteúdo principal

Rebuild #5 – eXtreme Performance (Parte 7 – Reboot)

Depois de tantos percalços, a série Rebuild #5 sofrerá um “reboot” como é muito comum nas grandes franquias cinematográficas. Veja as novidades!


A Rebuild #5 está mais para uma novela mexicana do que uma série. Após um início promissor com a apresentação e a montagem, durante os primeiros testes a GeForce FX 5900 apresentou problemas. Para o diagnóstico testei com outra placa-mãe, que não resolveu e ainda por cima o disco rígido Samsung SpinPoint abriu o bico. Por fim, fiz uma última tentativa para salvar a FX 5900, infelizmente sem sucesso.

Isto posto, decidi recomeçar a série praticamente do zero com alguns novos componentes. Para o lugar da FX 5900 entra esta linda ATI Radeon 9800 XT, uma das séries mais cultuadas da ATI. Um clássico!

A placa conta com os conectores DB15 (VGA), S-Video e DVI-I:


O 9800 XT é o chip topo de linha da série Radeon 9000, rodando na frequência de 412 MHz com 128 MB de VRAM DDR de 730 MHz, e barramento de 256 bits. A interface é o AGP 8X.


O arrefecimento do Athlon XP 2200+ também teve uma melhoria: sai o cooler AMD padrão e entra este Vcom, considerado um dos melhores para o soquete A. Este exemplar é exatamente o mesmo que eu usei no período.


Ao contrário do cooler padrão a base deste Vcom é de cobre, o que ajuda muito na transferência do calor do die para os dissipadores de calor.


Decidi voltar à placa-mãe Asus A7V8X-X pois é mais parecida com a A7V333 que eu tive na época. O disco rígido Seagate 7200.7 (substituto do Samsung SpinPoint) foi mantido, assim como os demais componentes: 512 MB DDR-400, placa de som Creative Sound Blaster PCI 128, gabinete ATX genérico, fonte Thermaltake W0009 de 420 W e as unidades ópticas.


Configuração

Após a instalação do sistema operacional, o primeiro passo é instalar os drivers para o chipset Via KT400:


Para somente depois instalar os da placa de vídeo. Essas versões antigas do Catalyst me trazem uma nostalgia absurda!


O resultado:



Na próxima postagem veremos se o PC está definitivamente curado dos muitos problemas que o assolaram. Dedos cruzados! 🙏

Comentários

  1. Nossa nostalgia mesmo, lembrei do meu primeiro PC AMD Atlhon XP 1700+ Palomino + Pcchips M810 + Radeon 9250.

    ResponderExcluir
  2. Tive uma 9600 XT, essa 9800 XT era meu sonho de consumo. Bons tempos.

    ResponderExcluir
  3. 9800 XT? Bicha, a senhora é destruidora mesmo, viu? Isso é que é cair pra cima, estou abismado e petrificado de inveja. Parabéns, só tenho isso a dizer.

    ResponderExcluir

Postar um comentário