Pular para o conteúdo principal

CPU Wars: Intel Pentium MMX versus AMD K6 (Quake II)

Estes dois processadores clássicos não poderiam ficar de fora do comparativo com o Quake II, que recentemente incluí dentre os benchmarks do blog. Os resultados foram surpreendentes!


O Intel Pentium MMX e o AMD K6 já travaram muitas batalhas aqui no blog, que podem ser conferidas nesta e nesta postagem. O PC utilizado para os testes é o Rebuild #2, cuja configuração completa por ser vista aqui.

Faltava apenas incluir o teste com o Quake II rodando em OpenGL, que se mostrou um título deveras dependente da unidade de ponto flutuante, claramente favorecendo o Pentium MMX – abra a página de benchmarks clássicos para conferir todos os resultados.

Este foi o resultado obtido pelo Pentium MMX @ 280 MHz

Como a unidade de ponto flutuante do K6 não é lá essas coisas, ele não foi muito bem neste teste. Na sua frequência padrão de 233 MHz ele ficou tecnicamente empatado com o Pentium Pro de 200 MHz. Isto não seria demérito de forma alguma, não fosse por um “pequeno” detalhe: o Pentium Pro conta com uma singela 3dfx Voodoo, bem menos poderosa do que a Voodoo2 que equipa o K6. Wow!

A situação para o K6 melhora um pouco com um overclock para 262 MHz, porém ele ainda continua atrás do Pentium MMX em qualquer cenário, com ou sem overclock. Vale lembrar que a AMD "consertaria" a sua unidade de ponto flutuante apenas a partir do Athlon.

Comentários