Nos anos 1990, as conexões eram assim (Parte 4 – Configurando e utilizando uma conexão discada)

Enquanto que na parte anterior desta série mostrei como configurar um modem discado, na presente abordarei como configurar a conexão em si e bem como se é viável utilizar uma conexão destas na Web atual. Desta forma, antes de você reclamar que “a sua Internet está lenta” dê uma olhadinha nesta postagem...


Com o meu US Robotics de 33,6 @ 56 K consegui uma conexão de 42,6 Kbps, 
que é cerca de 230 vezes mais lenta que a minha atual de 10 Mbps


Configurando a conexão

Enquanto que hoje em dia basta plugar o cabo do modem na placa de rede do PC ou então ativar o Wi-Fi no seu dispositivo móvel, naquela época após a instalação e configuração do modem (que vimos no capítulo passado) também era necessário configurar manualmente a conexão. Até haviam os famigerados "discadores" que automatizavam a configuração e vinham presentes naqueles CDs promocionais como os que a AOL distribuía aos milhares, mas eles instalavam tantas porcarias no Windows que era muito melhor configurar a conexão na unha mesmo. Aqui veremos como proceder.

Todas as versões do Windows desde o 95 contam com um utilitário que facilita o processo. Aqui estou utilizando o presente no Windows XP e o primeiro passo é indicar que a conexão será feita através de um modem discado (dial-up):



Entre com uma identificação para a conexão. Aqui vou utilizar o clássico provedor IG



Sim, você tinha que saber o número do telefone para conexões do provedor! Fica a dica para quem for de Curitiba/região e quiser também matar a saudade do acesso discado... :p


Entre agora com o nome de usuário e senha para autenticação. No caso do IG pode ser utilizado o usuário ig com senha em branco.



Finalizando o assistente é criada uma nova conexão de rede no sistema com o nome inserido no segundo passo, aqui no caso IG:


Na aba Rede é interessante desmarcar os itens cliente para redes Microsoft e compartilhamento de arquivos e impressoras. Embora seja improvável que alguém oriundo da Internet acesse os seus compartilhamentos através de uma conexão discada pela baixíssima velocidade (seria necessário uma paciência oriental), nunca se sabe. Este procedimento é recomendável para qualquer tipo de conexão à Internet (seja ela discada, ADSL, cabo, fibra...) a partir de PCs com Windows.


A interface para a conexão do Windows XP. Agora basta clicar em discar!


Navegando na Web

Depois de efetuada a conexão - somente com muita sorte e em uma linha telefônica com pouco ruído é possível conectar a mais de 33,6 Kbps como o mostrado na imagem de abertura, isto logicamente com um modem 56K - vamos começar a (tentar) navegar! A minha intenção era utilizar as últimas versões estáveis do Chrome e Firefox para que o navegador não fosse mais um fator limitante como vimos no ensaio com o 80386, porém o Chrome não instalou no Athlon 600 com Windows XP nem com reza brava (já o Firefox funcionou normalmente).

Erro exibido pelo instalador off-line do Chrome de 32 bits

No caso de conexões discadas, conectar é uma coisa e navegar é outra! Mesmo com uma conexão ativa e teoricamente funcional, erros de timeout e de servidor não encontrado são comuns:




Em vídeo é possível ter uma noção muito melhor de como é utilizar um acesso discado na Web atual – lembre-se disto antes de reclamar da sua conexão! :)



Como pudemos observar no vídeo, somente o Google é minimamente funcional. YouTube e grandes portais tais como o Blog RETROWARE nem pensar, pois ficam impraticáveis. Até cheguei a filmar estas tentativas de acesso, porém não as incluí na edição final para não deixar o vídeo por demais monótono e evitar a fadiga. :p

Um abraço e até a próxima!

Anterior:

Comentários

  1. Ainda funciona a discada iG em Sao Paulo - SP?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí não sei... aqui em Curitiba até a última vez que testei ainda funciona.

      Excluir
  2. Muito bom, eu me recordo que aqui normalmente se conectava a 42Kbps ~ 48Kbps, mas as vezes dava uns ruídos na linha telefônica e a conexão ficava a 33Kbps ~ 38Kbps. Aí eu tinha que limpar as tomadinhas e ver se os fios da linha telefônica aqui em casa estavam nos conformes.

    Quando eu mudei de cada e já tinha linha digital a conexão normal era de 48Kbps ~ 52Kbps e eu falava: "Puxa!! A internet aqui está voando!!" Hahahha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrsrsrrsrrsrs

      O meu US Robotics 33.6 @ 56K dificilmente passava dos 42-43 Kbps. O problema é que na época eu morava em um prédio e com certeza a linha telefônica devia ter muitas emendas até chegar no meu apartamento no último andar.

      Excluir
  3. Pfff, é capaz da minha internet demorar mais que isso dependendo do dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha também: http://www.michaelrigo.com/2015/06/no-ano-2015-conexao-e-assim.html

      Excluir

Postar um comentário