Pular para o conteúdo principal

AF Tester #1

Faz tempo que as avaliações de placas de vídeo do blog estão paradas, e para retomá-las decidi mudar completamente a metodologia e o equipamento de testes que apresento aqui.


Vamos aos componentes!

Processador – AMD Ryzen 5 1600 AF

O 1600 AF é baseado na microarquitetura Zen+ de 12 nm, contando com seis núcleos e doze threads. O que me fez optar por ele é a compatibilidade plena com o Windows 7 para os testes com placas mais antigas, cujos detalhes mostrarei na montagem.


Placa-mãe – Biostar Racing B350 ET2

É uma placa-mãe AM4 básica, mas plenamente suficiente para o projeto e se dá muito bem com o 1600 AF e com o supracitado Windows 7. 


RAM – 16 GB DDR4-2400 Kingston

Uma quantidade adequada para não incorrer em possíveis perdas de desempenho por falta de RAM, uma vez que alguns jogos já romperam a barreira dos 8 GB.


SSD – Kingston A400 de 960 GB

Unidade SATA-600 básica, mas com espaço suficiente para a instalação do sistema operacional e os jogos mais usados nos testes.


Cooler – AMD Wraith Spire

Dá conta do 1600 AF sem problemas, além de que o acabamento RGB garante muito mais desempenho ao conjunto! 😁


Fonte de alimentação – EVGA 700B

É uma fonte de ótima qualidade com potência suficiente para a avaliação de todas as placas de vídeo (ao menos as que eu tenho aqui).


Gabinete – Nox Infinity "Broken"

A série broken não é um modelo de fábrica, mas sim foi criada após um acontecimento insólito. E o fato de estar sem o vidro lateral até que facilita a inserção e remoção das placas de vídeo.


Sistema operacional #1 – Windows 10 LTSC 2021

Ainda é a melhor alternativa para a função, pela compatibilidade tanto com os softwares quanto com as placas e seus drivers. E a edição LTSC tem a vantagem de não vir entupida de bloatwares.


Sistema operacional #2 - Windows 7 Ultimate

Algumas placas de vídeo mais antigas simplesmente não possuem driver para o Windows 10, ou este apresenta funcionamento inadequado nesta versão do sistema operacional. Assim nada melhor do que o velho e bom Windows 7 para podermos avaliar tais placas sem limitações oriundas da falta de compatibilidade.


Até a próxima parte!

Comentários

  1. Acho que seria uma boa oportunidade de experimentar também com Linux + Wine, ou Proton, pra ver a evolução do desempenho dos mesmos jogos nos dois sistemas. Acho que com o próximo driver Mesa as coisas vão ficar bem menos díspares. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Proton está simplesmente fantástico, Steam Deck é a prova viva disso, alias, os dedos coçam para ter esse aparelho, pena que a conta bancária tem armadilhas que impede de botar a mão

      Excluir
  2. Um forte candidato a substituição do meu PC (Xeon E3-1230), ja que tenho alergia a RGB, Gabinetes coloridos, excesso de núcleos que não usarei a curto prazo, e preços acima da média, vontade de voltar a usar AMD depois de anos, e essa geração do Ryzen, uma das mais bem sucedidas da história da empresa, está sendo considerado ''velho'' o suficiente para os preços começarem a baixar, já que com o fim da pandemia, os preços estão voltando aos eixos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez seja melhor partir para um Ryzen 8/16 para ter uma maior longevidade.

      Excluir

Postar um comentário