Pular para o conteúdo principal

Unboxing e primeiras impressões: fonte de alimentação EVGA 700B

Confira a análise preliminar da fonte de alimentação EVGA 700B, que conta com 700 W de potência e certificação 80Plus Bronze.


Eis a embalagem da EVGA 700B:



A distribuição de potência e corrente conforme constam na etiqueta (clique para ampliar a imagem):


Esta fonte de alimentação conta com a certificação 80Plus Bronze, com uma eficiência mínima de 85% em uma temperatura ambiente de 23 ºC. Abaixo estão os resultados dos testes de certificação da EVGA 700B, que também podem ser vistos aqui:


Sempre lembrando que a eficiência de uma fonte de alimentação é a quantidade de energia elétrica que ela gasta para o seu próprio funcionamento: tomando como exemplo esta fonte que conta com 85% de eficiência, isto significa que 15% do que ela “puxa” da tomada é usado para a alimentação dos seus circuitos internos. Se esta fonte consumir 100 W da tomada em um determinado momento, fornecerá 85 W aos dispositivos por ela alimentados. 

A EVGA 700B conta com o seguinte número de conectores:

  • ATX de 20/24 pinos;
  • 1x EPS de 8 pinos (alimentação auxiliar da CPU);
  • 2x PCIE de 8 pinos;
  • 9x SATA;
  • 4x de periféricos (também conhecidos como “molex”);
  • 1x de unidade de disquete.



Há também uma ventoinha de 120 mm para o resfriamento da fonte, com controle de rotação.


O painel traseiro possui apenas uma chave liga-desliga. Como há um circuito PFC ativo (assim como preconiza a certificação 80Plus) não existe uma chave para a seleção da tensão de entrada. Esta fonte  pode ser alimentada com uma tensão de 100 a até 240 V.


Como é de praxe, sempre testo qualquer fonte de alimentação (nova ou usada) com o Thermaltake Dr. Power II antes do primeiro uso, pois o velho Murphy adora aparecer quando menos se espera. Tudo certo aqui.


Curiosamente o kit da EVGA 700B vem com um conector ATX com os pinos que ligam a fonte em “curto”, o que pode ser útil aos que quiserem usá-la sem a mesma estar conectada à placa-mãe. Porém a embalagem não inclui um cabo de alimentação.


Conclusão

Com 700 W de potência, uma quantidade de conectores adequada, um bom acabamento e a certificação 80Plus Bronze, a EVGA 700B é uma fonte de alimentação honesta para a sua faixa de preço, oferecendo um custo x benefício bastante razoável. É uma boa pedida para PCs intermediários e de jogos com até uma placa de vídeo.

Comentários