Pular para o conteúdo principal

Avenger PC (Parte 4 – Sofrendo com a GPU integrada)

Que as GPUs integradas da Intel sempre foram belas porcarias todo mundo sabe. Mas será que, passadas tantas gerações, elas ficaram minimamente decentes? Descubra aqui!


Antes de começarmos, vale lembrar que a apresentação dos componentes do Avenger PC está na primeira parte da série, a montagem está na segunda e os testes estão na terceira. 👍

Benchs

Estas são as informações sobre a GPU integrada Intel UHD 630. No setup foi ajustada a reserva de 2 GB para uso como VRAM (o máximo disponível), e como o sistema está configurado no modo de dois canais o GPU-Z mostra que a memória é DDR4 de 128 bits.

Quanto às demais GPUs já testadas pelo blog, a Intel UHD 630 ficou bastante atrás até mesmo da Radeon HD 5870, que foi lançada em 2009 sendo a primeira GPU compatível com o DirectX 11. Wow!

Games

Peço aqui duas desculpas: o GTA V não rodou de forma alguma (vide a imagem abaixo) e os drivers de áudio HDMI da Intel não funcionaram de jeito nenhum, deixando os jogos sem som. Substituí o áudio pela clássica 1812 Overture do gênio Tchaikovsky, afinal precisamos ouvir música de verdade em meio ao lixo produzido atualmente.

Os testes foram feitos na resolução de 1080p com todos os ajustes no nível baixo e, como era esperado, o resultado foi sofrível. Com menos de 20 quadros por segundo jogos de tiro em primeira pessoa como o Battlefield V e o Doom ficam impraticáveis, é difícil até mirar nos inimigos. No F1 2020 (20 quadros) e no DiRT 4 (30 quadros) melhorou um pouco, mesmo assim foi difícil manter o carro no traçado.

O único jogo onde houve um mínimo de conforto foi o Warcraft III Reforged, quando o sistema beliscou os 40 quadros. Confira no vídeo:

Para finalizar, vou direto ao ponto: as GPUs integradas da Intel são adequadas apenas para a execução do sistema operacional e softwares de uso geral, como navegar na Web, pacotes Office e ver vídeos de banheiras de Nutella no YouTube - jogos lançados nos últimos cinco anos nem pensar. Mesmo na última geração dos processadores Intel o panorama é o mesmo.

Em meio à pandemia, à escassez de semicondutores e aos preços insanos das placas de vídeo, tais GPUs são úteis apenas para “dar vídeo” e não deixar o PC parado esperando por uma placa de vídeo verdadeira.

Comentários

  1. Dá pra jogar paciência e xadrez!!! Kkk
    É uma opção pra escritório.
    E esse jogo Warcraft Reforged, li que o pessoal reclama do modo offline. Estava pensando em comprar futuramente mas não abro mão da opção offline.
    I am a lonely gamer!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, eu zerei o modo história do WC III Reforged e gostei bastante! Ele traz os episódios tanto do WC III original quanto da expansão Frozen Throne.

      Excluir
  2. Já testou com alguns jogos mais antigos, como Doom 3, Quake 3, "Myst Online: URU Live Again" (esse é gratuito)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não, mas nestes acredito que a GPU integrada vai bem.

      Excluir

Postar um comentário