Pular para o conteúdo principal

Instalando o Windows 10 Creators Update em um MacBook de 2009

Sim, é perfeitamente possível instalar a última versão do Windows em um Mac de oito anos atrás. Veja como!


Esqueça o Boot Camp

Já que a Apple simplesmente abandonou o meu Mac, ou seja, não haverão novas versões do Mac OS compatíveis com ele, tive que recorrer à arqui-inimiga Microsoft para ter um sistema operacional atualizado. 😎

Porém ao contrário da instalação do Windows 7, para o 10 não é possível usar o Boot Camp para a prepararação, pois o mesmo nos Macs mais antigos suporta apenas até o Windows 7 (e de 32 bits ainda por cima). 

O Boot Camp detecta uma mídia de instalação do Windows 10 como se fosse do 8

Outra limitação dos Macs antigos: os mesmos não reconhecem pendrives com a instalação do Windows 10 formatados em NTFS para o boot, como os criados com os utilitários Rufus e WinUSB Maker. Desta forma você terá que gravar um DVD para proceder com a instalação.

Abrindo espaço para o Windows

Uma vez que não podemos contar com o Boot Camp, resta-nos redimensionar a partição do Mac OS para liberar espaço para o Windows diretamente pelo Utilitário de Disco. Selecione a unidade de armazenamento na lista e clique no botão “Partição”.

No gráfico exibido, deslize o cursor até obter o tamanho desejado para a partição do Windows – aqui criei uma de 40 GB. No formato da partição selecione MS-DOS (FAT), pois depois a reformataremos como NTFS.


Se tudo deu certo, este será o resultado:



Agora podemos proceder com a instalação do Windows: insira o DVD com o instalador e reinicie o Mac com a tecla Option pressionada. No menu de boot que é exibido, selecione a unidade de DVD.

Tela de seleção de boot do Mac

Na tela para a seleção de partição para a instalação, escolha a partição FAT previamente criada:


E a formate como NTFS clicando na opção Formatar.

Ignore a mensagem ameaçadora do Windows

A instalação agora deverá ocorrer tranquilamente.

Drivers

Veja como ficaram os dispositivos do MacBook no Windows 10:


Conforme pesquisei em diversos fóruns especializados em Apple, os drivers do Boot Camp na versão 4.0.4033 são os mais indicados para os Macs de 2008/2009 – clique aqui para baixá-los. Embora não seja possível instalar o utilitário do Boot Camp diretamente, há como instalar os drivers para alguns dispositivos de forma manual.


Drivers da Nvidia

O Windows Update do 10 conta com uma versão relativamente atualizada dos drivers da Nvidia para o chip gráfico integrado GeForce 9400M, a qual é mais recente do que a que acompanha o pacote do Boot Camp.



No Gerenciador de Dispositivos, selecione o item “Co-processador” e clique em Atualizar Drivers. Navegue até a pasta onde os drivers do Boot Camp foram extraídos e localize as subpastas “Nvidia” - “NvidiaChipset64” - “SMBUS”.



Drivers da Apple

Abra a pasta com os drivers do Boot Camp e localize as subpastas “Apple” e “x64”. Faça a instalação dos drivers selecionados na imagem abaixo dando um duplo clique nos mesmos.


Drivers corretamente instalados:


Limitações

Por não ser oficialmente suportado, alguns recursos do Mac não funcionam no Windows 10 como os atalhos de teclado, mas há formas de contornar isto. Também recomendo fortemente utilizar um mouse, pois o uso do trackpad dos MacBooks com o Windows é bem cansativo.

Brilho da tela

O brilho pode ser ajustado diretamente pelo driver da Nvidia:


Ejeção de mídias ópticas

Como o botão de ejeção não funciona, temos que fazê-lo pelo Windows Explorer:


Sistema operacional padrão

Este ajuste somente pode ser feito no Mac OS, na opção “Disco de Inicialização”. Porém a tela de seleção de boot é exibida sempre que inicia-se o Mac com a tecla Option pressionada.


O meu MacBook de 2009 conta com um Intel Core 2 Duo P4750 (2,13 GHz), 4 GB de RAM DDR2-800 e um SSD SanDisk Plus de 120 GB, e nele o Windows 10 ficou com um desempenho bastante aceitável principalmente após configurá-lo e otimizá-lo

Um forte abraço e até a próxima!

Comentários

  1. Amigo. To tentando finalizar o Windows num Imac 2007
    E não consigo instalar os driver do Co-processador e Keyboard.
    Mesmo com o bootcamp nao vai.
    Ao instalar os drivers da Nvidia, o sistema não da boot. Somente com o adaptador padrão
    Poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho mais como testar, o meu Macbook infelizmente pifou.

      Excluir

Postar um comentário