Pular para o conteúdo principal

“Unboxing” e primeiras impressões: SSD Kingston NV2

O NV2 é um SSD intermediário da Kingston com suporte ao PCI Express 4.0. Confira aqui a análise do modelo de impressionantes 2 TB de capacidade. 


Se as placas de vídeo ainda continuam com os preços na estratosfera, ao menos as unidades de armazenamento sólido tiveram uma grande redução de custo nos últimos anos: agora é possível ter nada menos do que 2 TB de armazenamento em uma singela unidade M.2 2280 que cabe na palma da mão, a um preço bastante aceitável. Wow!


O NV2 conta chips Flash NAND QLC (fabricados pela Intel) que grava quatro bits de dados em cada célula de armazenamento, aumentando desta forma a densidade e reduzindo o preço por gigabyte, ao custo de uma relativa menor durabilidade se comparado aos chips SLC, MLC e TLC que gravam um, dois e três bits em cada célula, respectivamente. O chip controlador é o Silicon Motion SM2267XT.


Segundo a Kingston, o TBW (Total Bytes Written) desta unidade é de nada menos do que 640 TB. Trata-se da quantidade de dados que podem ser gravadas no dispositivo sem que ocorra degradação de performance, é como se fosse a garantia do fabricante. Para contextualizar, se todo dia eu reinstalar o Windows 10 que ocupa cerca de 20 GB, eu levaria nada menos do que 32.768 dias ou quase 90 anos para atingir o TBW da unidade. 😲

A publicidade do modelo informa taxas sequenciais de 3.500 MB/s para leitura e de 2.800 MB/s para escrita. Conforme o CrystalDiskMark as taxas ficaram acima do declarado:


Quanto aos outros SSDs já testados pelo blog, este Kingston foi ao pódio rivalizando com o Corsair MP600: ficou em terceiro na leitura e em segundo na escrita. O líder indiscutível continua sendo o Kingston Fury Renegade.

Caso o PC tenha suporte ao PCI Express 4.0 este modelo é sem dúvida uma excelente escolha, principalmente para instalar o sistema operacional, aplicativos diversos e, dada a capacidade, também arquivos que se beneficiem de um acesso mais rápido. Aqui ele foi aplicado no Blackbox Free como unidade de armazenamento secundária para as minhas máquinas virtuais e para a edição de imagens e vídeos, em substituição ao antigo WD Blue de 1 TB.

Abraço e até a próxima!

Comentários

  1. Impressionante o número da leitura aleatória em blocos de 4k, realmente a sensação de fluidez que ele proporciona deve ser grande.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde! Você comprou em qual loja?

    ResponderExcluir

Postar um comentário