Pular para o conteúdo principal

AGP Beast #4

Confira como foi a operação do Windows 7 e do Debian 11 no poderoso PC AGP!


Como na terceira parte vimos a instalação e configuração do velho Windows 98 SE, aqui partirei para os mais modernos Windows 7 e Debian 11 - uma vez que a instalação do 7 é bem conhecida e a do Debian eu mostrei em detalhes aqui, acredito que podemos pular esta parte e ir direto para a operação dos sistemas operacionais.

Windows 7

Apesar de estar oficialmente descontinuado desde janeiro de 2020, o Windows 7 continua sendo suportado pela grande maioria dos softwares atuais tais como navegadores e clientes de jogos como o Steam, motivo pelo qual eu o escolhi para este projeto. Utilizarei a minha cópia genuína:


Com o CPU-Z podemos ver mais detalhes sobre o hardware:




É impossível usar o Windows 7 sem rodar o seu clássico benchmark… 😁


Debian 11

A web atual traz muitos perigos que tornam desaconselhável navegar usando um sistema operacional sem suporte. É aqui que entra o lindo e maravilhoso Debian 11, que mescla segurança, robustez e, dependendo do gerenciador de janelas escolhido, também leveza.

Para este projeto o Xfce mostrou-se uma excelente alternativa mesclando bons recursos e desempenho adequado, ainda mais que o driver da AMD funcionou perfeitamente em conjunto com a HD 3850 AGP. Com o tema Adwaita dark ele fica quase um “mini Gnome”:


Aplicativos de uso geral, de escritório e navegação na web rodam perfeitamente. A única exceção é a reprodução de vídeos on-line como os do VocêTubo: até 720p eles vão de boa, mas em 1080p há engasgos e frame drops. Usar o Chrome com a aceleração de hardware via GPU habilitada mostrou um melhor desempenho em relação ao Firefox ESR que acompanha o Debian.


Indo aos detalhes mais técnicos, esta é a divisão que ficou no SSD: aloquei a maior parte do disco ao Windows 7 para a instalação de jogos, e também uma pequena partição de swap dedicada para o Debian uma vez que o PC conta com apenas 2 GB de RAM.


A inicialização é gerenciada pelo GRUB:


Selecionar a opção do sistema das janelas no GRUB leva ao menu de inicialização do Windows 7:


É isso aí. Até a próxima!

Comentários