Pular para o conteúdo principal

Unboxing e primeiras impressões: AMD Ryzen 3 3300X

O pequeno poderoso finalmente chegou ao blog, com uma análise super caprichada de todos os seus aspectos. Antes tarde do que mais tarde ainda! 😎


Apresentação

Esta é a sua embalagem:



Tirando o selinho... 💓


As suas características técnicas são as seguintes:
  • Microarquitetura Zen 2 de 7 nm;
  • Quatro núcleos e oito threads, com frequência base de 3,8 GHz e turbo de 4,3 GHz;
  • Cache L3 de 16 MB;
  • Suporte oficial a módulos DDR4-3200 em dois canais;
  • Suporte ao PCI Express 4.0 (em conjunto com os chipsets X570 e B550);
  • TDP de 65 W;
  • Soquete AM4.

A principal vantagem do 3300X em relação ao 3100 é o fato dele possuir um arranjo 4 + 0, ou seja, todos os quatro núcleos e o cache L3 estão no mesmo CCX, o que reduz as latências. Já o 3100 usa o formato 2 + 2, onde os quatro núcleos e o cache estão divididos em dois CCX.



O cooler que acompanha a embalagem é o simplório Wraith Stealth, com dissipador de perfil baixo:



A base de contato com o chip não é de cobre. Sem dúvida é uma solução para o processador rodar apenas nos ajustes padrão de frequência e tensão de alimentação.


Benchs

Como podemos ver na página comparativa dos processadores, o 3300X obteve resultados muito bons. Nos ensaios menos sensíveis à quantidade de núcleos a eficiência da microarquitetura Zen 2 ficou comprovada, e nos demais ensaios ele também foi muito razoável.

Uma comparação interessante é com o Ryzen 5 1400 que conta com a mesma quantidade de núcleos e threads, de modo a termos uma ideia da evolução da microarquitetura Zen. A diferença média é de nada desprezíveis 23%.


Jogos

Fiz uma breve avaliação nos jogos Battlefield V, F1 2020 e GTA V, por serem bastante dependentes do processador. O 3300X foi muito bem:


Overclock

Como todos os núcleos do 3300X estão no mesmo CCX, fazer overclock no mesmo é algo relativamente simples desde que não seja com o cooler box, o qual certamente é incapaz de segurar a temperatura nesta condição. Todos os núcleos chegaram facilmente aos 4,3 GHz:


Entretanto, como esta é a mesma frequência máxima do Precision Boost Overdrive que possui uma grande eficiência, os ganhos foram inexistentes (2% em média). A meu ver, não vale a pena investir em um melhor cooler somente para fazer overclock no 3300X.


Enfim, a compra ou não do Ryzen 3 3300X dependerá da utilização do PC: se for majoritariamente para jogos o 3300X é uma excelente opção. Caso contrário, talvez seja melhor partir para um Ryzen 5 1600 AF (ou até mesmo um Ryzen 7 1700 usado) tendo em vista que o preço de ambos é semelhante.

Até o próximo projeto!

Comentários