Pular para o conteúdo principal

Como integrar um PC com o Windows for Workgroups 3.11 em uma rede local moderna

Sem dúvida um dos ambientes gráficos mais clássicos da Microsoft, o Windows for Workgroups 3.11 chegou com um suporte bastante melhorado às redes locais do seu tempo. Porém ainda hoje é perfeitamente possível integrar um PC antigo com este sistema em uma rede local moderna baseada no protocolo TCP/IP, com apenas algumas poucas limitações. Veja aqui como proceder.



O assistente de configuração de redes locais do WfW 3.11 pode ser acessado durante a instalação do sistema ou então através do utilitário Windows Setup presente no grupo principal de programas.



Um detalhe: o meu Windows está em inglês e não me lembro de cabeça dos nomes equivalentes dos botões e outras funções da versão PT-BR, desta forma sigam os exemplos das telas, ok? 😉

Eis a tela inicial do assistente de redes. Clique em Networks para iniciar.



Selecione a segunda opção e clique em OK:



Clique agora no botão Sharing para ativar o compartilhamento de pastas e impressoras:



Esta tela é autoexplicativa:



De volta à tela Network Setup, clique no botão Drivers e em seguida em Add Adapter para configurarmos a placa de rede:



O WfW 3.11 conta com muitos drivers das placas de rede da época. Se você tiver uma NE2000 compatível ou 3Com são grandes as chances de funcionar de primeira, entretanto se a sua placa de rede for um pouco mais “obscura” pode ser necessário ter em mãos o seu disquete com os drivers. O meu PC 80486 conta com uma 3Com EtherLink III que é plenamente suportada, desta forma basta clicarmos em Detect:



Uma mensagem ameaçadora!



Tudo certo, a placa foi corretamente detectada! Clique em OK para instalar os drivers:



São instalados automaticamente os protocolos IPX/SPX e NetBEUI, os mais usados na época. O WfW 3.11 não conta com o TCP/IP out of the box e o instalaremos depois. Por enquanto deixe como está:



Novamente voltamos à tela Network Setup, clique agora em Continue:



Você deve fornecer o nome do usuário, computador e o grupo de trabalho:



Agora a instalação do Windows prosseguirá, ou o mesmo será reiniciado caso você tenha realizado os procedimentos com o Windows já instalado.

Instalando e configurando o TCP/IP

Inicialmente a rede não funcionará devido à falta do protocolo TCP/IP. Felizmente encontrei dentre a minha coleção o referido protocolo para o WfW 3.11, o qual compartilho com prazer com os amigos leitores – clique aqui para baixa-lo. O arquivo zip deve ser descompactado em um disquete ou diretamente na máquina com o WfW 3.11, ou mesmo gravado em um CD-R/RW.

Com tudo a postos, volte ao Windows Setup no grupo principal de programas, acione o Network Setup e clique no botão Drivers:



Clique em Add Protocol e selecione a primeira opção:



Indique agora o local onde os arquivos de instalação do TCP/IP encontram-se:



Microsoft TCP/IP-32 3.11. Oh yeah!



De volta à tela Network Drivers, você pode agora remover o IPX/SPX e o NetBEUI deixando apenas o TCP/IP:



Vamos agora configurar o TCP/IP. Selecione-o na lista e clique em Setup.



Para utilizar o DHCP marque a primeira caixa e no campo Default Gateway insira o IP do seu modem/roteador ou servidor da rede local:



É isto aí, clique em Close para finalizar!



O WfW 3.11 funciona razoavelmente bem em rede. A única limitação é que não há como acessar a partir dele um compartilhamento de uma máquina com um Windows moderno, pois a partir do Server 2003 a Microsoft mudou o algoritmo de autenticação de usuários e senhas. Até é possível utilizar o esquema anterior de autenticação nos Windows atuais, porém não é recomendável por questões de segurança. 

Por outro lado, sistemas operacionais modernos podem acessar compartilhamentos criados no WfW 3.11 tranquilamente, como no exemplo abaixo onde a partir da minha máquina principal Windows 10 transfiro os arquivos do jogo Doom II diretamente para o PC 486:



Compartilhar uma pasta no WfW 3.11 é fácil: no Gerenciador de Arquivos basta selecionar a mesma e acionar o menu Disk – Share Directory:



É isto aí! Agora o seu antigo PC pode continuar prestando bons serviços na sua rede local e até mesmo acessar a Internet!

Veja também:

Comentários

  1. Um jeito que eu fiz para burlar esta limitação do WFW acessar pastas dos Windows modernos foi usar um servidor Linux, instalando o Samba no Linux e montando as pastas do Windows moderno no Linux, depois recompartilhar estas pastas do Linux na rede. O WFW acessa as pastas do Linux que por sua vez acessa as pastas do Winodws moderno. Ótimo tutorial, continue assim!

    ResponderExcluir
  2. Quem nunca usou uma NE2000 nessa época, que atire a primeira pedra... kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, uma NE2000 era garantia de sossego na época, pois não havia sistema que não tinha drivers nativos para a mesma.

      Excluir
  3. BOM DIA, SE POR ACASO ALGUÉM ACESSAR ESSES COMENTÁRIOS EU ESTOU COM DIFICULDADE EM ATIVAR A REDE NO WIN 3.11, PORQUE O IE 5.00 SOMENTE ACHA O MODEM PARA DISCAR.
    COMO EU FAÇO?
    OBRIGADO

    ResponderExcluir

Postar um comentário