Pular para o conteúdo principal

Algumas falhas do Windows 10 Estável (Build 10240)

Embora as avaliações do Windows 10 desde o primeiro beta feitas por este espaço tenham sido predominantemente positivas, nem tudo são flores no novo sistema operacional da Microsoft. Depois de pouco mais de um mês de uso diário do sistema no PC Principal descobri algumas falhas que, embora não sejam graves, achei que eram dignas de serem compartilhadas com vocês, prezados leitores.

EDIT 04/11/2015: mais um problema verificado, o qual está relacionado com o recurso de inicialização rápida do sistema. Ao ser ligado, algumas vezes o PC dava tela preta ao começar a carga do Windows.

Nem tudo é colorido no Windows 10


Atualizações intrusivas e persistentes

A minha maior crítica ao Windows 10 sem dúvida fica para o novo cliente do Windows Update e a impossibilidade de selecionar quais atualizações serão instaladas. Se isto ocorresse somente com atualizações de segurança seria algo aceitável e até compreensível na cruzada por uma Web mais segura, porém quando pipocou o bug que descreverei a seguir este comportamento do WU tornou-se ainda mais irritante.

Sempre preferi instalar e atualizar os drivers de dispositivos dos meus PCs baixando os mesmos diretamente dos sites dos fabricantes e os instalando manualmente, tanto que no Windows 10 desativei o recurso de baixar drivers automaticamente através do Windows Update:

Obrigado Microsoft, mas prefiro instalar os drivers manualmente

Porém mesmo com a opção desabilitada o WU insiste em apresentar de tempos em tempos uma lista de drivers de dispositivos para atualizar. Como não é possível selecionar quais atualizações serão instaladas, tenho que aceita-las goela abaixo. Aí começa o segundo problema: durante a instalação delas ocorre um erro e o Windows fica toda hora indicando que algumas atualizações de sistema não foram instaladas. 


Elas também constam com erro no WU:


E aí temos um terceiro problema: pelo menos até a data em que publico este texto, as mesmas não saíram da lista do WU de atualizações a serem instaladas. Estou a uma semana tentando livrar-me das maledetas e nada. Um verdadeiro pé nas partes baixas!

Cadê o meu pendrive?

Outra falha intermitente do sistema ocorre quando conecto pendrives diversos no PC. Às vezes o dispositivo não é reconhecido e exibe um erro no gerenciador de dispositivos:


Para resolver a falha e poder acessar o pendrive, tenho que manualmente fazer o Windows buscar um driver tanto para o dispositivo em si...


... quanto para a unidade de disco que é criada para o pendrive.


Antes que perguntem informo que o driver para a controladora USB em questão (3.0) está corretamente instalado e é específico para o Windows 10. Curiosamente este problema surge apenas com pendrives e jamais ocorreu com o meu disco rígido portátil, um Samsung M3 de 1 TB.

Windows Explorer sonolento e OneDrive pesado

Ocasionalmente e por algum motivo desconhecido, ao executar o Windows Explorer o mesmo demora algo em torno dos 3 a 4 segundos para abrir, o que enche um pouco a paciência principalmente quando você precisa rapidamente abrir algum arquivo ou pasta. 

Também notei que o OneDrive quando iniciado junto com o Windows retarda consideravelmente o tempo de login no sistema operacional, quando é utilizada uma conta Microsoft – neste caso porém dou o benefício da dúvida em função da minha conexão à Internet não ser das melhores e isto é um fator que pode influenciar. É certo que o início automático do OneDrive pode ser desabilitado, porém para quem utiliza bastante o serviço é algo não muito prático.

Conclusão e recomendação

O PC de Testes está com a última compilação de avaliação do Windows 10, a 10565, e curiosamente tais problemas jamais se manifestaram nesta compilação, exceto a obrigatoriedade de instalar atualizações imposta pelo Windows Update (que é uma característica do sistema e não propriamente um bug). Isto indica que a Microsoft já pode ter resolvido os problemas (reportei todos pela ferramenta de feedback do Windows) e nos resta esperar que as atualizações sejam liberadas para a versão estável do sistema. Entretanto não posso deixar de fazer um apelo à Microsoft para reverem o comportamento do Windows Update, pelo menos para atualizações que não sejam de segurança.

De um modo geral, em que pesem os problemas reportados (normais para um software recém lançado), estou gostando do Windows 10 e não me arrependo de ter feito a atualização. Porém para os que são avessos à surpresas ou fortes emoções talvez seja mais prudente aguardar o primeiro grande pacote de atualizações do sistema, o Threshold 2, que deverá ser lançado em novembro, antes de fazer a atualização. A mesma recomendação também vale para o ambiente corporativo.

E vocês, leitores, já tiveram algum problema com o Windows 10?

Veja também:

Comentários

  1. Atacarei de xp por mais um tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste caso recomendo a leitura desta postagem:
      http://www.michaelrigo.com/2016/04/guia-sobrevivencia-usuarios-windowsxp.html

      Excluir

Postar um comentário