Pular para o conteúdo principal

Dica ligeira: como desabilitar o recurso de inicialização rápida do Windows 10 e 8.X

O Windows 8, 8.1 e 10 conta com um recurso que promete tornar a inicialização do PC mais rápida: basicamente a partição do sistema operacional não é desmontada completamente quando o equipamento é desligado, o que em teoria favoreceria um acesso mais rápido à mesma durante a inicialização do sistema. Porém este recurso vem sendo apontado como o principal causador de alguns problemas para carregar o Windows (o mais comum deles é uma tela preta na carga do sistema), que inclusive manifestou-se no meu PC Principal e entrou para a lista de problemas que venho enfrentando com o Windows 10, além de também ter implicações para configurações dual-boot e para a utilização de mídias alternativas de inicialização.

Veja aqui como desabilitar completamente este recurso.



O primeiro passo é acessar o Painel de Controle clássico. Para tanto, clique com o botão direito sobre o logotipo do Windows e no menu de contexto selecione o item indicado:



No Painel de Controle, selecione a opção Hardware e Sons e em seguida Opções de Energia. Estando nesta tela, clique no link “Escolher a função dos botões de energia”:



Finalmente desmarque a opção “Ativar a inicialização rápida” e pronto. Recurso desativado!



Detalhe: caso a opção esteja desabilitada, clique no link “Alterar configurações indisponíveis”.



Sinceramente, não consegui notar qualquer diferença no tempo de inicialização do Windows 10 com o recurso habilitado ou desabilitado. A única mudança é que com o mesmo desligado o PC parou de dar tela preta na primeira inicialização do Windows 10, o que acontecia de vez em quando. Também é importante lembrar que o Windows somente habilita o recurso caso a placa mãe tenha um firmware UEFI compatível.

Para finalizar, este procedimento também é bastante útil caso o PC tenha um dual-boot do Windows 8.X/10 com o Linux ou outra versão do Windows anterior ao 8, bem como se for necessário utilizar um Linux Live-CD ou outro sistema de boot alternativo para acessar arquivos e pastas na partição do Windows. Exemplo disto é um dos procedimentos para excluir o G-Buster

Veja também:

Comentários

Postar um comentário