Pular para o conteúdo principal

Novidades do front

Nada como um feriado chuvoso para colocar em dia tarefas que há muito estavam pendentes! A primeira delas é que finalmente atualizei o PC Principal para o Windows 10: foi o upgrade de sistema operacional mais tranquilo que fiz até hoje, em cerca de 20 minutos o Windows 10 encontrava-se plenamente funcional e ativado na minha máquina. A atualização foi feita a partir do Windows 8.1 que eu tinha e para tanto utilizei um pendrive com a instalação do 10, criado a partir da imagem ISO baixada com a ajuda do utilitário oficial da Microsoft.

Como sou chato, optei pela instalação do zero, isto é, configurei o utilitário de atualização do Windows 10 para não manter nenhum aplicativo ou configuração que eu tinha no 8.1, detesto instalar sistemas operacionais "um por cima do outro". Finalmente rodando o novo Windows no meu hardware principal, pude ter uma melhor noção sobre como o mesmo encontra-se: além do já mencionado tranquilo processo de atualização, também não tive qualquer problema com drivers de dispositivos. Muitos fabricantes tais como a Nvidia e a AMD já liberaram drivers para o Windows 10 - porém em caso de  necessidade drivers para o Windows 8.X e mesmo para o 7 funcionam sem problemas, somente devem ser da mesma arquitetura (x86 ou x64).

O PC Principal está com a compilação oficial, a 10240


Sem dúvida a interface do sistema dá um banho na do Windows 8.1, o novo menu Iniciar é uma fusão muito bem feita do existente no 7 com os blocos dinâmicos do 8.X, conforme já havia sido possível observar desde as primeiras compilações de testes.

O meu novo desktop


Quanto à compatibilidade com softwares, também nenhum problema. Todos os meus softwares rodaram sem problemas, inclusive o Kaspersky Antivírus 2016 (o 2015 é completamente incompatível). Já quanto ao desempenho, pelo menos em uma observação puramente empírica, não notei qualquer diferença em relação ao 8.1 no meu hardware principal, mas também pudera: por ser baseado no mesmo Kernel, não há como o 10 ser muito mais rápido. Como tenho muita RAM (24 GB), imagino que o recurso de compactação em memória quase não seja utilizado - o Windows 10, quando a RAM "enche", ao invés de mover segmentos não utilizados para um arquivo no disco rígido (a tradicional técnica de memória virtual suportada desde os 80386 e o Windows 3.X), estes segmentos são compactados ainda na RAM de modo a ocupar um menor espaço, o que melhora bastante a responsividade do sistema, justamente um dos grandes destaques do novo Windows.

É no uso diário porém que pegamos alguns pequenos bugs do novo sistema e de alguns aplicativos nativos. Um deles, por exemplo, ocorre quando faço muitas alterações no layout do menu Iniciar (movendo, adicionando e redimensionando blocos): em um determinado momento o menu deixa de refletir as mudanças, levando alguns instantes para atualizar. Notei também um pequeno detalhe no app Mail: como a minha conta Gmail arquiva milhares de mensagens e dezenas de pastas, o Mail não consegue sincronizar todas as pastas e e-mails mesmo ativando a opção para tal. Desta forma, para e-mails pelo menos por enquanto vou continuar utilizando o velho e bom Outlook 2013.

O app Mail não consegue sincronizar todos os meus e-mails e pastas


Tirando estes pequenos detalhes, que a Microsoft pode facilmente resolver com simples atualizações, o sistema vem se comportando muitíssimo bem, com ótima estabilidade.

PC de Testes reloaded

Outra boa nova é que o PC de Testes recebeu uma nova placa mãe está novamente positivo e operante, entre demais novidades bem bacanas da sua configuração que mostrarei em detalhes numa postagem específica. Neste ambiente poderei manter a opção de receber novas compilações de testes ativada (continuarei participando do Windows Insider), enquanto que no PC principal por ser um equipamento de produção optei por não as receber mais - será interessante poder aferir o tempo que as novidades levarão para serem incorporadas à versão estável do sistema.

Já o PC de Testes está com a 10532, a última compilação de testes disponível na data em que escrevo


Além disto, outras novidades bem legais estão no forno. Aguardem!

Veja também:

Comentários