Pular para o conteúdo principal

Problemas...

O estado em que se encontra o meu PC...

Saudações a todos! Antes de mais nada queria me desculpar pela ausência prolongada do Blog, mas este último final de semana foi tenso! Estava eu calmamente editando um vídeo no PowerDirector sobre os processadores Pentium MMX quando de repente o Windows deu a famosa Tela Azul da Morte (que no Windows 8.X é um pouco diferente) e o equipamento apagou. Achei estranho pois este meu PC principal é muito estável, tentei ligá-lo novamente e nada, tela preta e sem nenhum sinal de vida - os leds acendem, os discos aceleram mas não sai disso.

Primeiramente tentei efetuar um Clear CMOS (limpeza da memória que guarda as configurações do Setup) e nada. Seguindo o instinto que adquiri após duas décadas de manutenção de PCs, fui removendo os componentes um a um e testando, sem nenhum resultado (para falar a verdade, em algumas ocasiões ele até liga e dá sinal de vídeo mas trava antes mesmo de eu ter chance de entrar no Setup). Testei a fonte com o Thermaltake Dr.Power II mas ela está perfeita. Testei todos os meus módulos de memória um a um e eles estão OK - mesmo com somente o processador e um módulo de memória instalado o comportamento é idêntico. Tentei também deixar tudo desconectado (até a bateria da placa mãe) pela madrugada para descarregar completamente os capacitores da placa e nada. 

Só me resta mesmo a hipótese da placa mãe ou do processador com problemas. A placa é nova e adquirida recentemente, e trata-se de um produto topo de linha da Gigabyte, a Z77X-UP7. Já o processador 2600K é de 2011 mas roda em overclock desde que o comprei - em função disto, passa a ser o meu principal suspeito. Se esta hipótese se confirmar, será o primeiro componente que perdi em função de overclock depois de quase vinte anos que aplico a técnica.

Finalmente, devido ao "sinistro" é possível que as atualizações do Blog fiquem um pouco mais lentas, assim peço um pouco de paciência! :-) Espero conseguir resolver o problema o quanto antes e os manterei informados sobre o diagnóstico.

EDIT 12/09/2014: o Core i7 2600k foi oficialmente declarado morto.


Veja também:

Meu PC... meu xodó!
Unboxing e primeiras impressões: placa mãe Gigabyte Z77X-UP7
Dica de ferramenta: testador de fontes de alimentação Thermaltake Dr.Power II

Comentários