Pular para o conteúdo principal

Vai comprar um dragão chinês? Pense bem!

Nas últimas semanas finalmente tive um tempinho para avaliar o meu dragão chinês. E as minhas impressões não foram nada boas.


O kit

O meu exemplar de dragão chinês veio com uma placa-mãe Huananzhi “X79” LGA 2011 (mais para frente vocês saberão o motivo das aspas no nome da placa), cuja embalagem até que é bonitinha:


A conectividade desta placa é estranha: há apenas uma porta SATA-600, cinco SATA-300, somente duas USB 3.0 e seis USB 2.0. Há ainda dois conectores NVMe que segundo a fabricante seriam compatíveis até com SSDs PCIE 3.0 x4, mas sinceramente não tive coragem de arriscar perder nenhum dos meus SSDs topo de linha somente para testar – sempre é bom lembrar que, ao contrário de muitos outros ditos “influencers” por aí, eu nunca recebi hardware para avaliação. Excetuando-se as pontuais doações feitas por generosas almas, tudo o que é mostrado no blog foi pago do meu bolso.

Assim as avaliações foram conduzidas usando o discoringa bombado como unidade de boot.


Fazem parte do kit 16 GB de RAM DDR3-1333R (quatro módulos de 4 GB registrados) da também chinesa Kllisre, além de um processador Intel Xeon E5 2670 V2 de nada menos do que 10 núcleos, sobre o qual falaremos mais adiante.


Estes são os componentes já montados, incluindo o suporte para o cooler que também veio incluso. A placa de vídeo usada foi uma simplória GeForce GT 1030, que fez o papel de cobaia para observar a confiabilidade do conjunto. Caso o kit se mostrasse digno receberia uma GTX 1070 para demais avaliações, mas ele não chegou a esse nível.


Os problemas

Indo direto ao ponto, este kit não fica estável de forma alguma com quatro módulos de memória instalados, na configuração de quatro canais. Ele custa a iniciar, exibindo o código 67 no mostrador, e mesmo quando inicia bastam alguns minutos para o uso de recursos do Windows 10 chegar a 100% e o sistema ficar imprestável. E após ser reiniciado ou religado volta a mostrar o supracitado código sem dar sinal de vídeo.


Segundo apurei em alguns canais de entusiastas de dragões chineses, reduzir a frequência da RAM para 1066 MHz na opção DDR Speed do simplório utilitário de configuração pode ajudar, o que não foi o caso (nem colocando em 800 MHz resolveu) do meu kit que somente fica minimamente estável com no máximo dois módulos instalados. E mesmo assim ainda ocorre a falha do código 67 ao ser ligado de vez em quando.

Tentei substituir os módulos por outros DDR3 convencionais não registrados, mas os problemas continuaram.


Até fazer esta simples captura de tela do CPU-Z com o sistema rodando no modo de quatro canais foi difícil…


A possível causa

Foi também o CPU-Z que me mostrou o provável motivo de todos estes problemas: o chipset desta placa na verdade não é um X79, mas sim um Q67 que originalmente é da plataforma LGA 1155. Ou seja, trata-se de um verdadeiro frankenstein com um chip ponte sul que simplesmente não foi projetado para a sua plataforma. 

Isto pode explicar o fato do sistema apenas ficar “estável” com até dois módulos instalados, uma vez que a plataforma 1155 utiliza a configuração de dois canais. Apesar da controladora de memória ficar no processador o chipset ainda é muito relevante em qualquer sistema.

Esta placa não é uma X79 nem aqui nem na China

As considerações finais

Antes de tecer as minhas considerações farei algumas ponderações. Primeiramente, claro que o meu caso pode ser isolado tendo em vista as inúmeras fabricantes chinesas que existem, mas quando pesquisei sobre as possíveis soluções vi que havia muita gente, muita gente mesmo, reportando os mesmíssimos problemas. 

“Segundamente”, não pretendo de forma alguma defecar regras de como cada um deve gastar o próprio dinheiro. Quer comprar um dragão chinês? Vá em frente, afinal o dinheiro é seu mesmo…

Considerações feitas, não há como eu recomendar tais kits de forma alguma. Para mim é melhor poupar um pouco a mais e comprar algo de qualidade comprovada, por exemplo, mesmo um simples Ryzen 4600G com uma placa-mãe de entrada será infinitamente melhor (e mais confiável) do que aberrações como essa - e após as novas regras tributárias pode ser que também financeiramente elas não valham mais tanto a pena assim.

E não podemos nos esquecer do suporte e garantia. O atendimento de muitas lojas pode deixar a desejar, mas ao menos se o Ryzen der problema você terá com quem e onde reclamar. Já no caso dos dragões chineses nem reclamar com o tio Xi vai adiantar.

O processador

No pouco que pude usar este sistema chamou-me a atenção o Xeon E5 2670 V2. Ele é um chip de terceira geração da Intel (a Ivy Bridge) com litografia de 22 nm, e mesmo assim exibe a impressionante contagem de 10 núcleos e 25 MB de cache L3. A sua frequência base é de 2,5 GHz, podendo chegar a até 3,3 GHz quando apenas um núcleo está sendo utilizado.


Maiores detalhes podem ser vistos no CPU-Z:


Com dois módulos de memória instalados, a única condição em que a placa Huananzhi fica utilizável, ele obteve 325 pontos no índice single thread (mesmo nível do Core i7 3770K, que é da mesma microarquitetura) e 3677 pontos no multi thread (um pouco abaixo de um Ryzen 7 1700).

Se algum dia eu conseguir uma placa X79 de verdade darei um carinho especial nele. O problema são esses sem noção do Mercado Livre que pedem o preço de placas Z690 por uma plataforma de 2012, aí sem chance. Sou louco mas não tão burro assim.

Comentários

  1. Bom saber dos riscos de importar algo assim... Até hoje só importei da China uns hardwares bem baratinhos (leia-se videogames baratinhos que emulam jogos antigos), mas não tenho coragem de importar algo mais custoso! Os PCs aqui no Brasil são caros, porém tem a questão da garantia e dorepaldo das fabricantes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quis dizer respaldo, não "repaldo"! Erros de digitação... 3:)

      Excluir
    2. Eu comprei esse kit mais pelo processador, dos demais componentes eu não esperava muita coisa mesmo. Sem falar que faz um tempinho já, quando comprei o preço estava muito melhor do que agora.

      Excluir
  2. Eu já pensei em comprar um desses kits para montar uma máquina e usar de homelab, mas sempre achei eles meio suspeitos. depois desse seu relato, percebi que se bobear vale mais a pena comprar um usado do que correr esse risco.

    ResponderExcluir
  3. Para plataforma x79 recomendo a placa mãe MACHINIST X79 V2.82H. Segundo relatos ela é bem estável e possui quad Channel real. Para plataforma x99 recomendo adquirir a Huananzhi QD4 que também é quad Channel (testado e aprovado com 4 módulos de 8gb ddr4).

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Tem quase um mês que não vejo mais publicação

      Excluir
  5. Agora nem os dragões chineses e as RX 580 vão nos salvar. 92% imposto, mas com amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim.... infelizmente foram colocar um presidente que apoia protecionismo, desenvolvimentismo, socialismo e por isso houve o aumento de impostos para "proteger a indústria nacional".... o preço a se pagar por ter reeleito o L é alto... muito alto!

      Excluir
  6. O Blog acabou? Tô meio preocupado

    ResponderExcluir

Postar um comentário