Pular para o conteúdo principal

Estação de trabalho dedicada (e um banho de loja)

Decidi transformar definitivamente o meu PC em uma estação de trabalho dedicada com Linux, também atualizando alguns componentes. Atualizado em fevereiro de 2023.


A mudança mais significativa foi a placa de vídeo: após um período de testes decidi deixar a Radeon RX 590 em definitivo no lugar da GeForce RTX 2080 Ti. Como o único sistema operacional é o Linux (mais precisamente o Debian Sid) optei por uma GPU AMD pelo suporte infinitamente melhor, principalmente ao Wayland (quem já usou não volta ao velho X.Org).

Houveram mudanças também em outros componentes, tais como o SSD principal, o kit de teclado e mouse e o áudio. Já o sistema de resfriamento “regrediu” e voltei a usar o velho e bom Corsair H100i que é plenamente suficiente, apenas com uma pequena modificação para remover a dependência do seu obsoleto software proprietário.

Enfim, as novas especificações e a montagem atualizada deste PC podem ser conferidas aqui.

E quanto aos componentes que “sobraram”, tais como a (ainda) poderosa 2080 Ti? Bem, aguardem as cenas dos próximos capítulos. 😁

Comentários

  1. Como conectar dois monitores? A placa de vídeo tem duas saídas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a placa de vídeo não tiver duas saídas não tem como? Pode ser saída vga e dvi? Elas vão se interligar? Como duas telas juntas?

      Excluir
    2. Pode ser VGA e DVI sim. Mas se a placa de vídeo tiver apenas uma saída será necessário substituí-la por outra que tenha ao menos duas, ou então adicionar uma segunda placa de vídeo.

      Excluir
  2. Para mim o que tem funcionado para dar uma sobrevida para os notes velhos (1. Processador AMD e 4GB de RAM / 2. Core I3 e 8GB de RAM) é o Debian Linux 11! Mesmo porque o Ubuntu/Lubuntu 22.04 nem dá boot nos dois notes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o Debian é ótimo para isso! Veja um exemplo:

      https://www.michaelrigo.com/2022/03/thunderdeb.html

      Excluir
    2. Consegui instalar esse Ubuntu num PC de 2007 com 1gb de RAM, não sei o que tem de errado com o seu

      Excluir
    3. Não sei o porquê o Ubuntu não dá boot nos dois notes. Para micros mais antigos prefiro instalar Slackware ou Debian para personalizar melhor a instalação.

      Excluir

Postar um comentário