Pular para o conteúdo principal

AGP Beast #3

Na terceira parte sobre o monstro AGP mostrarei detalhes sobre a configuração do Windows 98 SE em um hardware moderno. Confira comigo, e não é no replay!


Tudo começou com a inicialização do AGP Beast com um disco de boot com o lendário MR-DOS:


Vale notar que as partições no SSD foram criadas em outro PC, o Naked Avenger, para que elas ficassem perfeitamente alinhadas - trarei maiores detalhes sobre o particionamento na próxima parte.

Também não abordarei aqui os procedimentos para a instalação do Windows 98 SE, pois já os mostrei com riqueza de detalhes nesta outra série de postagens. Portanto, caso você nunca tenha instalado este sistema operacional, recomendo fortemente a leitura da supracitada série antes de prosseguir. 😉

Windows 98 SE com mais de 1 GB de RAM?

Devido às muitas limitações da sua arquitetura (a qual é descendente direta do MS-DOS e do Windows 3.X) as versões 9X do Windows suportam no máximo 1 GB de RAM. Qualquer tentativa de instalar ou iniciar o sistema com mais do que isso resulta em um fracasso retumbante.

Desta forma, para instalar o 98 SE em PCs modernos há duas alternativas: reduzir fisicamente a quantidade de RAM (removendo um ou mais módulos de memória da placa-mãe) ou então limitar o sistema para usar somente até 1 GB, não importando a capacidade total instalada. Aqui aplicarei a segunda alternativa.

Acredito que a forma mais fácil e rápida para isto é através do arquivo de instalação gerado pelo Microsoft Batch (veja aqui todos os detalhes de como gerar um). Tal arquivo é um INF que permite automatizar a instalação, e que também pode ser usado para limitar a quantidade de RAM que será usada pelo sistema.

Para tanto, abra o arquivo INF gerado em qualquer editor de textos e localize a chave [Install], inserindo na mesma a seguinte linha:

UpdateInis=Edit.Files


Agora role até o final do arquivo e acrescente as seguintes linhas:

[Edit.Files]
%10%\system.ini,386Enh,,"MaxPhysPage=40000"
%10%\system.ini,vcache,,"MaxFileCache=524288"


Feito isto, basta salvar o arquivo e iniciar a instalação apontando para ele com o comando:

INSTALAR NOME_DO_ARQUIVO.INF

Este procedimento editará automaticamente o arquivo system.ini durante a instalação, incluindo as instruções para limitar o uso de no máximo 1 GB de RAM. O processo deverá funcionar como o esperado e a instalação terminará sem problemas.


Suporte e recursos

Uma grande vantagem da placa-mãe ASRock 775i65G é o suporte completo ao Windows 98 SE, com drivers para o chipset, o barramento AGP e as interfaces de rede e áudio. Excelente!


Já a Radeon HD 3850 AGP infelizmente não possui driver (ela suporta somente o XP e o Vista), neste caso usei o driver genérico SVGA apenas para visualizar a área de trabalho. De qualquer modo o foco principal da 3850 sempre foi o Windows 7, incluí o 98 SE aqui para ver o seu desempenho em um hardware moderno e como uma reserva para ampliações futuras deste projeto. Estou com umas ideias meio malucas na cabeça. 😛

Pelas supracitadas limitações da sua arquitetura o 98 SE enxerga apenas um núcleo do processador, mas mesmo assim não faz sequer cócegas no core ativo do Q6600:


Confiram o boot do sistema no vídeo abaixo. Será que o velho 98 SE está voando? 😁


Por fim, vale lembrar que todas as postagens sobre o projeto AGP Beast podem ser conferidas aqui. Até a próxima!

Comentários

Postar um comentário