Pular para o conteúdo principal

Microsoft Batch 98

Assim como eu, você também gosta de hardware e software antigos e precisa instalar o Windows 98 com frequência? Existe um pequeno aplicativo da própria Microsoft que facilita bastante este procedimento.


O Batch 98 está presente na mídia de instalação do sistema e pode ser encontrado na pasta \tools\reskit\batch. A instalação é como a de qualquer outro software da época:


Ao abrir o software pela primeira vez, clique em “Gather now” para recuperar os ajustes da instalação atual do Windows, que serão o ponto de partida.


O botão “General Setup Options” permite definir as principais opções, como a chave do produto e a pasta de instalação presentes na guia “Install Info”:


Outras guias como a “Setup Prompts” e a “Desktop” também possuem várias opções para automatizar a instalação:



Voltando à tela inicial do aplicativo, o botão “Network Options” permite definir os ajustes da rede, como os protocolos e clientes instalados por padrão: 


O botão “Optional Components” permite definir quais componentes do Windows 98 serão instalados:


Após terminar os ajustes, clique no botão “Save settings to INF” para salvá-los em um arquivo de configuração:


A extensão do arquivo gerado é INF, mas ele é um arquivo de texto plano:


Este arquivo deve ser passado como um parâmetro para o programa de instalação (substitua o nome caso necessário):

INSTALAR MSBATCH.INF

Vale lembrar que o arquivo INF não precisa estar na mesma pasta dos arquivos de instalação. Por exemplo, ele pode estar um disquete ou outra mídia de boot e neste caso o caminho completo deve ser fornecido no comando:

INSTALAR A:\MSBATCH.INF

Sem dúvida o uso deste arquivo de respostas poupa um bocado de tempo para instalar o clássico Windows 98 SE. Até a próxima!

Comentários

  1. Parabéns por descobrir e espalhar essa dica, ela é sensacional! Acabou-se o tédio de ter de ficar interagindo pela enésima vez com o instalador do Windows. Como esse programa não foi amplamente divulgado na época pelas publicações de informática? Nem em sites como CdH eu jamais vi isso ser mencionado, por isso essa postagem merece todo o nosso respeito tecnológico!

    ResponderExcluir
  2. Bacana!!!
    Poupa um trabalhão, ainda mais por ser o 98 que me lembro de vez em quando precisava reinstalar.

    ResponderExcluir
  3. Mais uma valiosa informação, super grato pela dica, abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário