Pular para o conteúdo principal

Athlon Server (Parte 1 – Apresentação)

Resolvi montar um pequeno servidor de baixo consumo para simular uma rede corporativa com o Windows Server. Confira os componentes!


Apesar do meu foco profissional ser em desenvolvimento .NET (mexer com hardware, principalmente antigo, é apenas um delicioso passatempo), também gosto de estudar e aprender sobre redes locais, desde a parte física (infra) até a parte lógica. Assim montei um pequeno servidor para simular uma rede corporativa, em conjunto com os meus diversos PCs e máquinas virtuais. Vamos aos componentes!

Processador – AMD Athlon 3000G

Este Athlon possui algumas grandes vantagens para o uso planejado: conta com uma microarquitetura eficiente (Zen), um chip gráfico integrado (que dispensa o uso de uma placa de vídeo discreta) e, principalmente, o TDP de apenas 35 W. Detalhes.

Placa-mãe – Biostar Racing B350 ET2

Como este servidor não será algo sério, qualquer placa AM4 serviria ao propósito. Esta Biostar foi escolhida somente por estar disponível no momento da montagem. Detalhes

RAM – 8 GB Kingston HyperX DDR4-2400

Quantidade mais do que suficiente para a aplicação.

Armazenamento – SSD Kingston V300 de 60 GB e disco rígido Samsung de 1,5 TB

Uma unidade SATA-600 básica para melhorar o desempenho do sistema operacional, enquanto que o disco (que é de 5400 RPM e 16 MB de cache) armazenará arquivos de uso comum dos PCs da rede.

Fonte de alimentação – Cooler Master MWE 450

Potência infinitamente superior ao necessário, com boa eficiência (80 Plus Bronze). Detalhes

Gabinete - 3RSystem MStation HT-3000

É um gabinete voltado para HTPC´s, mas que também pode ser convertido para o gabinete de um pequeno servidor. O fato de poder ser usado tanto na horizontal quanto na vertical é um bom diferencial. Detalhes

Sistema operacional – Windows Server 2019

Para testar tecnologias Microsoft tais como o Active Directory e o WSUS.

Até a próxima parte!

Comentários

Postar um comentário