Pular para o conteúdo principal

RetroUnboxing e primeiras impressões: gabinete 3RSystem MStation HT-3000

Confira a apresentação deste clássico gabinete voltado para HTPCs, que conta inclusive com controle remoto! 😎


O visual do HT-3000 é bem sóbrio: na cor preto fosco, possui duas baias para dispositivos de 5,25” além de uma faixa cromada que contém alguns botões como o liga-desliga. A sua montagem é na horizontal.

O painel superior possui orifícios para ventilação:


Enquanto que um dos painéis laterais conta com uma ventoinha de 120 mm:


No painel inferior há pés para a montagem na horizontal, o que confere ao gabinete a aparência de um sistema de home theater ou mesmo um aparelho de som. Interessante!


O painel traseiro conta com duas ventoinhas de 60 mm. Uma vantagem deste gabinete é que ele não exige o uso de placas de expansão de perfil baixo.


Retirando a tampa superior podemos ver o interior do HT-3000. Além de placas-mãe Micro ATX e Mini ITX ele também aceita placas ATX tradicionais, o que é um bom diferencial.


Este é o local para a instalação da fonte de alimentação. Outra vantagem deste modelo é que podem ser aplicadas fontes ATX convencionais (há uma extensão que liga a fonte ao conector para o cabo de força no painel traseiro):


Todas as funções do gabinete são alimentadas diretamente pelo conector ATX de 24 pinos, através deste adaptador. Uma das pontas é conectada na placa-mãe e a outra no conector da fonte de alimentação:


Há também um controlador de ventoinhas e monitor de temperatura. As ventoinhas podem ser completamente desligadas.


São duas baias para dispositivos de 5.25” e uma para 3,5”. Como é um gabinete mais antigo, não há local para instalar dispositivos de 2,5” como SSDs, sendo necessário o uso de adaptadores.


As conexões frontais do HT-3000: dois P2 para fone de ouvido e microfone, Firewire (cada vez mais em desuso), duas portas USB 2.0 e um leitor de cartões compatível com diversos formatos. Os botões presentes na faixa cromada permitem regular a rotação das ventoinhas e também desligar as mesmas.


Para a instalação da fonte de alimentação e dos dispositivos de 5,25” (como unidades de DVD e Blu-Ray) a parte frontal deve ser destacada, o que é feito sem grande dificuldade.


O kit veio completo, com os parafusos, trilhos para a instalação dos drives de 5,25”, manual, o controle remoto e um CD com o iMon, o software da 3RSystem (há uma versão atualizada desde software compatível com o Windows 10, o que é sempre desejável). Na vindoura postagem sobre a montagem falarei mais sobre as funções do controle e o software.


Esta é a caixa original:


Enfim, o HT-3000 será a base para o meu tão aguardado novo projeto: uma versão atualizada do meu HTPC. Aguardem as cenas dos próximos capítulos! 😎

Comentários

  1. Muito bacana esse gabinete! E com a enorme vantagem de aceitar mb atx tradicionais.
    Eu mais pra frente estava querendo uma mais no formato cubica, e estava pensando em modificá-la para um estilo militar retrô, tipo cor verde e marrom, reforços laterais, tampa presa por cintos, e se possível, um furo de bala!
    Só me falta tempo.

    ResponderExcluir
  2. Prevejo que um Ryzen vai morar ai dentro o.o

    ResponderExcluir
  3. Bem interessante pode citar outros modelos com USB 3.0 frontal? (USB 2.0 na frontal é complicado nesse tipo de PC)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que qualquer modelo mais recente, como aqueles Mini ITX, tenham USB 3.0 frontal.

      Excluir

Postar um comentário