Pular para o conteúdo principal

Microsoft anuncia o DirectX 12 Ultimate

Versão revisada do DirectX 12 será a API oficial de desenvolvimento do Xbox Series X e estará disponível para os PCs, com o apoio tanto da Nvidia quanto da AMD. Será que agora vai?


Anunciado no início de 2014, o DirectX 12 veio com um hype gigantesco que em muitos aspectos jamais se concretizou.

Pois bem, a Microsoft agora anunciou o DirectX 12 Ultimate, que será a API oficial do novo Xbox Series X e será incorporada ao Windows 10, com o apoio da AMD e da Nvidia. No lado vermelho da força as vindouras GPUs RDNA2 terão suporte, enquanto no lado verde as atuais GeForce RTX (Turing) serão suportadas.

Basicamente serão quatro as novidades do novo DirectX:

  • DirectX Ray Tracing (DXR) melhorado, com a promessa de uma melhor qualidade sem taxar tanto a GPU como o DXR atual faz;
  • Variable Rate Shading (VRS), que permite aos desenvolvedores ajustarem dinamicamente a taxa de shading durante a execução da aplicação, de modo a privilegiar a performance;
  • Mesh Shader, que torna possível trabalhar as texturas dos objetos em tempo de execução;
  • Sampler Feedback, que flexibiliza a forma como as imagens são geradas. Ao invés de carregar as mesmas como um “pacote fechado”, apenas as texturas efetivamente exibidas na imagem são carregadas, aliviando a carga da GPU.

A Microsoft não anunciou uma data para o lançamento oficial, mas uma vez que o novo Xbox chegará ainda neste ano (se não houver o apocalipse antes...) é bastante provável que o DirectX 12 Ultimate chegue junto. Enfim, que realmente faça alguma diferença e que não seja apenas hype como o antecessor. Espero o mesmo do DLSS 2.0, para o bem da PC Master Race.

Comentários