Microsoft divulga mais detalhes sobre o DirectX 12

Nada como a concorrência! Após a AMD anunciar o Mantle, a Microsoft acordou e finalmente resolveu atualizar o DirectX (que desde 2009 estava estagnado na versão 11), anunciando o DirectX 12. Agora a Microsoft divulgou maiores detalhes sobre esta nova versão.

O desenvolvimento do DirectX 12 será mais focado em otimizar tanto o uso do processador gráfico (GPU) quanto do processador principal (CPU), melhorando a distribuição das threads da engine gráfica (enquanto que a versão 11 costumava sobrecarregar o primeiro núcleo da CPU).


Trocando em miúdos, o novo DirectX permitirá que os jogos rodem com uma qualidade gráfica e taxa de quadros por segundo aceitável exigindo menos do hardware do que a versão anterior. O lado bom é que muitas GPUs atuais compatíveis com o DirectX 11 também suportarão o 12: a Nvidia anunciou suporte a partir das GPUs da classe Fermi (série GeForce 400) e a AMD anunciou suporte a partir das GPUs compatíveis com a arquitetura GCN (série Radeon 7000). O lado ruim é que o lançamento está previsto apenas para o final do ano que vem (e em se tratando da Microsoft, não seria nada incomum um atraso).

Comentários

  1. Antes tarde do que nunca, excelente notícia, esse é um dos melhores motores de computação gráfica disponível no mercado, e com essa evolução vai ficar melhor ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A expectativa é a melhor possível, visto que o DX11 sempre foi "pesado". Tem tudo para ser o início de uma era onde os jogos para PC terão um nível de otimização mais próximo dos jogos para consoles.

      Excluir

Postar um comentário

Mais lidas da semana

Salvando uma placa 286

Ficou feio

Avaliando o ReFS