Pular para o conteúdo principal

Confirmado: o DirectX 12 permitirá combinar GPUs AMD e Nvidia

Realmente a nova era nos jogos para PC que será trazida pelo DirectX 12 está prometendo. Os primeiros rumores surgiram no início do ano, e agora testes feitos pelo tradicional site AnandTech confirmaram que o DX 12 permitirá combinar placas de vídeo Radeon e GeForce com um muito bem-vindo ganho de desempenho. No ensaio foi utilizado o demo técnico Ashes Of The Singularity com duas combinações de placas: as mais recentes Radeon R9 Fury X e GeForce GTX 980 Ti, bem como também as "antigas" Radeon HD 7970 e GeForce GTX 680.

Uma Radeon e uma GeForce no mesmo PC. Um sonho que torna-se realidade?
Imagem: AnandTech

O resultado que mais me chamou a atenção foi o obtido com as placas mais antigas HD 7970 e GTX 680. Por alguma razão que o teste não pode apurar, foram verificados melhores resultados quando a GPU AMD é a principal. 

Imagem: AnandTech

Além da vantagem óbvia do ganho de desempenho, outro ponto favorável de combinar uma AMD e uma Nvidia é possibilidade de usufruir das tecnologias proprietárias das duas empresas. Sempre é bom lembrar que suportam o DirectX 12 as GPUs Nvidia a partir da arquitetura Fermi (GeForce GTX 400) e as AMD GCN (Radeon HD 7000).

Estariam os arranjos SLI e Crossfire fadados ao desaparecimento? Ou será que a AMD e/ou a Nvidia surgirão com alguma limitação artificial para acabar com a festa? Deixe a sua opinião nos comentários!

Comentários