Pular para o conteúdo principal

Rebuild #5: eXtreme Performance (Parte 4 – Apresentando a ECS KT600-A)

A placa-mãe KT600-A da ECS é uma possível substituta da Asus A7V8X-X no projeto Rebuild #5. Confira as suas características técnicas.


Antes de prosseguir, vale a pena acompanhar as postagens anteriores da série caso você ainda não tenha feito: a configuração completa e a montagem do PC eXtreme Performance, além do problema com a GeForce FX 5900 que motivou a avaliação desta ECS. Isto posto, continuamos com a apresentação da KT600-A.

Com o PCB na cor roxa, a placa possui com um visual muito bonito. A sua ficha técnica é a seguinte:

  • Soquete A com suporte aos processadores Athlon XP, Athlon, Duron e Sempron;
  • Chip ponte norte Via KT600 com suporte ao barramento frontal de 400 MHz (200 MHz DDR);
  • Chip ponte sul Via VT8237. A conexão entre os chips ponte norte e sul é feita por um canal V-Link dedicado, sem o uso do barramento PCI;
  • Três slots para módulos DDR-400, suportando até 3 GB de RAM;
  • Slot AGP 8X de 1,5 V;
  • Quatro slots PCI de 32 bits e 33 MHz;
  • Um slot CNR;
  • Duas portas SATA-150;
  • Duas portas IDE/PATA-133;
  • Porta para unidade de disquete;
  • Codec de áudio Realtek ALC655 de seis canais;
  • Chip Fast Ethernet Via VT6103.


Os conectores do painel traseiro, da esquerda para a direita:

  • Portas PS/2 para mouse e teclado;
  • Porta paralela;
  • Duas portas seriais;
  • Quatro portas USB 2.0;
  • Conector RJ-45 Fast Ethernet (100 MBps);
  • Conectores de áudio analógico.


Agora a ECS KT600-A irá para os testes, os quais dirão se ela será de fato a substituta da Asus A7V8X-X no presente projeto. Aguardem as próximas atualizações! 😉

Comentários

  1. Bons tempos da ECS roxinha, já tive algumas e ainda utilizo uma no meu principal computador, tirando as opções de overclock limitadas ela é muito boa, zero dor de cabeça! de alguns anos para cá ela sumiu... tive algumas PCChips também, adorava retirar elas do pacote e aquele cheirinho de eletronico novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "adorava retirar elas do pacote e aquele cheirinho de eletronico novo!"

      Isso é um nerdgasm puro!!!!

      Excluir
  2. Eu também tenho esse vicio!!!
    Pode ser até o cheirinho de placa antiga...
    Pior que isso só moendo fenolite e botando no cachimbo.

    ResponderExcluir
  3. As placas roxas da ECS, as pretas e prateadas da Soltek e as vermelhas da PC-CHIPS eram as mais bonitas do mercado, sem sombra de dúvidas (apesar dessa última não ter muito mais que beleza). Esse modelo substituto é interessantíssimo, cheio de recursos e um deleite para os olhos. Torcendo muito para que a 5900 se dê bem com ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara! Eu testei a ECS que você me mandou (era a minha primeira escolha) mas infelizmente ela não deu vídeo... tanto com o vídeo onboard quanto com uma placa avulsa, além de vários módulos de memória. Uma pena! 😢

      Excluir
  4. NÃÃÃÃÃO! Porque, Deus, porquê? Minha querida ECS morreu! Que pena, estou realmente triste com essa notícia, porque apesar de estar parada há muito tempo eu pensei que ela estivesse bem de saúde. Nem com um banho de álcool e uma temporada no forno ela voltou a vida?

    Caso não queira perdê-la de forma alguma e arrumar em casa não dê certo, só resta enviar a uma assistência especializada, e nesse caso só conheço uma, que talvez seja a mais famosa do Brasa, a Getech Informática, mas é em Goiânia.

    Desejo toda a sorte do mundo pra ti, porque essa placa me deu muitas alegrias no tempo que esteve viva.

    ResponderExcluir
  5. Voce chegou a usar o pc analyzer?
    Eu comprei uma plaquinha dessas pra testar umas MBs antigas. Só usei uma vez por falta de tempo. Descobri que a placa não estava morta, pois chegou a avançar em alguns números do código de erros, e se me lembro a bios estava corrompida. As vezes não serve pra nada, mas algumas vezes ajuda. Paguei uns 12 dólares, dois cafezinhos no Shopping.
    Tenho mais tres placas apagadas pra testar.

    ResponderExcluir
  6. Fiquei tão abalado que fui procurar essa placa pra vender e achei uma baratíssima, quase graça no ML: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1335439592-kit-amd-sempron-2500-placa-me-741gx-m-768-mb-ram-gpu-_JM?searchVariation=44511500676&quantity=1&variation=44511500676#searchVariation=44511500676&position=1&type=item&tracking_id=85405ec9-f0d6-4f47-983c-e57519cfbc96

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, se o frete para cá não custasse quase 100 bolsomitos eu até comprava!

      Excluir

Postar um comentário