Pular para o conteúdo principal

Unboxing e primeiras impressões: kit de memória G.Skill Trident Z RGB DDR4-3200 (2x 16 GB)

Confiram a apresentação deste kit de 32 GB topo de linha da G.Skill, com luzes RGB nos dissipadores de calor que garantem no mínimo 10 FPS a mais nos jogos. 😀


Na ocasião em que fiz uma enquete sobre qual processador comprar, eu discorri que uma das vantagens de comprar o Ryzen 9 3900X ao invés do vindouro 3950X era poder aplicar a diferença de preço entre os dois em outros componentes. Pois bem, missão dada é missão cumprida!

Eis os dois módulos de 16 GB ainda na embalagem. Também acompanha um adesivo para o gabinete!


Em um lado os dissipadores de calor possuem a cor preta...


... enquanto que no outro é na cor cinza (na verdade, sem pintura). A temporização destes módulos é de 16-18-18-38 com tensão de alimentação de 1,35 V.


Aqui já instaladas:


A sua iluminação RGB integrou-se perfeitamente com a dos outros componentes do PC, como a da placa-mãe Asus Prime X470-Pro e a da placa de vídeo GeForce RTX 2080 Ti da Galax. Agora sim ganho pelo menos uns 20 FPS! 😆



Esta é a frequência de operação nominal dos módulos:


Os chips de memória são fabricados pela Samsung:


Enfim, este kit possui um ótimo padrão de qualidade e acabamento, sem falar que a frequência de 3200 MHz não é tão comum para módulos de 16 GB pela sua maior densidade. O valor fica no mesmo patamar dos kits de 32 GB de outros fabricantes – não há uma cobrança extra pelo RGB “gourmet”, até mesmo pois se houvesse eu não teria comprado.

Pessoalmente falando, será interessante voltar a usar memória G.Skill, uma vez que os últimos módulos da marca que eu usei foram os lendários DDR2-1066 juntamente com o meu Core 2 Quad Q6600. Ainda tenho esses módulos, que estão devidamente reservados para futuros projetos.

Por fim, uma vez que a frequência de memória oficial dos Zen 2 é DDR4-3200, decidi trocar o kit pois o meu anterior (Kingston Hyper-X Fury DDR4-2133) consegue atingir "apenas" 3000 MHz, mas no limite: com temporizações de 18-18-18-39 e tensão de 1,39 V, que eu acho deveras elevada. E sem dúvida não vale a pena deixar o poderoso 3900X ser "gargalado" pela RAM, ainda mais agora com a queda nos preços dos módulos DDR4.

Comentários

  1. Muito obrigado por mais uma postagem com conteúdo pornô nerd de qualidade.
    Michael quando você fez over nos pentes de memória da kingston, chegasse a aumentar alguma outra tensão na placa fora a dos pentes de memória?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que eu me lembre, não. Alterei apenas a tensão dos pentes mesmo.

      Excluir

Postar um comentário