Pular para o conteúdo principal

Enquete: compro o Ryzen 9 3900X ou espero pelo 3950X? (Encerrada)

Ser ou não ser, eis a questão! Eu até estava tentado a esperar pelo todo poderoso Ryzen 9 3950X de 16 núcleos, porem o preço atual do 3900X me levou a uma constatação: que o custo do 3950X não será nada mole aqui no mercado HuehueBr.


Vejamos: o valor médio do Ryzen 9 3900X que levantei nas três principais lojas de hardware brasileiras é de 2.700 mitos. Considerando que ele custa 499 trumps nos EUA, chegamos ao cálculo de que a relação praticada pelas lojas é em torno de 5,4 (2.700 dividido por 499), índice que englobaria toda a cadeia tributária, atravessadores, demais custos e a própria margem de lucro das lojas.

Uma vez que o 3950X custará 749 verdinhas na linda terra do tio Sam, multiplicando este valor pela relação de 5,4 chegamos na casa dos 4 mil bolsonaros, preço que poderá ser maior pois nos produtos topo de linha as lojas HuehueBr costumam enfiar ainda mais a faca. De qualquer modo, pegando os números absolutos, eu pagaria cerca de 1.300 mitos por apenas quatro núcleos a mais – é muita grana, sem falar que uma parte dela poderia ser usada para comprar outros componentes.

Importar o 3950X não é uma opção: uma conversão simples pelo câmbio de hoje já leva o valor para quase R$ 3 mil, se houver tributação (há grandes chances que sim) o preço ficará muito próximo daquele das lojas e aí simplesmente não vale a pena todo o risco e a morosidade do processo. A não ser que eu peça para algum conhecido que for para os EUA trazer o processador avulso no bolso ou na cueca (método popularizado pelo PT), mais aí eu perderia a caixa (o que cortaria o meu grande barato de fazer unboxing) e o cooler original, sem falar do perigo de entortar algum pino de um processador de 749 verdinhas.

Aliás, o próprio 3900X passa por um fenômeno curioso nas três principais lojas de hardware brasileiras: desde a semana passada ele está esgotado, porém às vezes fica disponível por algumas horas e depois entra em esgotado novamente por mais alguns dias, e isso ainda na pré-venda (o processador somente será enviado no fim do mês). Eu sinceramente duvido que haja uma demanda tão grande assim por um processador de R$ 2.700, mas vai saber. O mercado brasileiro passa longe de qualquer lógica.

Também dei uma olhada no Mercado Livre e, como era de se esperar, os preços estão mais caros do que nas lojas, sem falar que a maior parte dos vendedores nem nota fiscal fornece. É mole? Vale lembrar que sem nota não há garantia do fabricante.

Ryzen 9, o cobiçado

Isto posto, abri uma enquete para vocês me ajudarem a decidir (eu ando tão lesado que nem isso consigo fazer), e aqui estão as descrições de cada opção:

  • Ryzen 9 3950X: dessa forma eu manteria o perfil rei do camarote ostentação que eu consegui quando comprei a GeForce RTX 2080 Ti.
  • Ryzen 9 3900X: este seria o melhor “custo x benefício” (se é que há isso em um produto desse preço) e parte da diferença de preço seria usada para obter outros componentes.
  • Core i9 9900K: oito núcleos Intel puro sangue são melhores do que 12 ou mesmo 16 núcleos pangarés da AMD. IPC é o que vale! Nah, essa é só zoeira mesmo. 
  • Nenhum, ficar com o atual AMD Ryzen 7 2700X: trocar de processador todo ano é coisa de porco capitalista opressor! Lula Livre!

Votem na enquete que está no painel esquerdo do blog! A princípio ela estará disponível até o próximo domingo dia 21, que é o dia em que fecha a fatura do meu cartão de crédito (que coincidência!), mas poderá ser prorrogada conforme a necessidade.

PS: não citei o nome de nenhuma das “três principais lojas de hardware brasileiras” pois, como bom capitalista opressor não faço nada de graça, muito menos propaganda. Mas isso pode mudar: basta os senhores me mandarem um 3900X ou 3950X. Como diria as Velhas Virgens, todo mundo tem um preço.

Atualização em 22/07: votação encerrada. Agradeço às cinco pessoas que votaram e o 3900X venceu pelo folgado placar de 4 X 1.

Comentários

  1. Gostaria muito de ter pegue o 3900x, mas nunca conseguia reservar e aonde quase comprei na loja que explode eles somente iriam enviar no inicio de agosto e por precisão de um pc novo para meus serviços de engenharia acabei optando pelo 3700x. Mas acredito eu o 3900x aqui no huelandia será bem mais sensato que o 3950x por questões financeiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho isso, a diferença de preço entre eles simplesmente não compensa.

      Excluir

Postar um comentário