Pular para o conteúdo principal

Radeon VII, uma boa placa da AMD que ninguém vai comprar

Apesar que de forma um pouco tardia, a Radeon VII tecnicamente é uma boa resposta da AMD no seguimento de alta performance.


Conforme o teste no Clube do Hardware, a Radeon VII realmente cumpriu a promessa da AMD e ficou junto com a GeForce RTX 2080 na maioria dos testes, ainda que com um consumo elétrico um pouco maior.

Em termos de tecnologia a AMD não entrou na onda da Nvidia com o Ray Tracing e companhia, apostando em um design mais convencional, com o destaque para a litografia de 7 nm (daí que vem o nome Radeon VII) e expressivos 16 GB de VRAM HBM2.


O problema é que, assim como as antecessoras Vega, mesmo o fã mais ardoroso da AMD terá grandes dificuldades para comprar a placa, pois ela simplesmente não existe no mercado. Só achei alguns muambeiros (de reputação duvidosa) do Mercado Livre vendendo a placa, e ainda assim apenas sob encomenda com entrega prevista para 20 dias úteis. É uma cilada Bino! 😱

Antes a AMD dizia que eram os mineradores os responsáveis pela ausência de placas no mercado. E agora, qual será a desculpa?

A Radeon VII até seria uma boa opção de compra. Se fosse possível compra-la

Aproveitando o ensejo, fiz uma comparação informal da Radeon VII com o meu SLI de GTX 1070 no 3DMark. A Radeon venceu no Sky Diver e Fire Strike (veja a página de benchmarks modernos), enquanto que o SLI venceu nos mais exigentes Fire Strike Ultra (DX11, 4K) e Time Spy (DX12, 1440p). E olha que o CDH usa um Core i9 9900K, em teoria melhor em aplicações 3D do que o meu Ryzen 7 2700X.

Como o Fire Strike Ultra não faz parte do meu rol de benchmarks modernos, reproduzo o seu resultado aqui:


Depois que rodei o teste vi que estava com uma versão bem antiga do driver da Nvidia, a 416.81 de novembro do ano passado. Realizei a atualização para a última versão disponível (419.35) e refiz o teste, até mesmo para ver se a lenda urbana de que a Nvidia “capa” as placas antigas pelo driver é verdadeira. O resultado foi virtualmente idêntico:


Por fim, o desempenho bruto do SLI de GTX 1070 ainda é muito bom, apenas a RTX 2080 Ti o supera em todos os testes. O problema é que o SLI está morto e configurar os profiles dos jogos para tentar ativar o SLI está cada vez mais um pé nas partes baixas, principalmente em lançamentos como o Battlefield V e o Resident Evil 2. Uma porcaria, mas até que eu gosto de ficar vendo as duas placas juntas... 😛

Esta é uma pornografia para nerds

Comentários