Pular para o conteúdo principal

A união faz a força

Você acha que o SLI é coisa para idiotas loucos e que hoje em dia é uma excentricidade para exibicionistas? Pois é, como possuidor de um arranjo SLI, eu concordo. Mas ele ainda pode fazer bonito!


Como não tenho qualquer esperança de receber hardware para testar e na completa impossibilidade de comprar para tanto, novamente recorro a um ensaio de um laboratório confiável como o Clube do Hardware, que recentemente testou a nova GeForce RTX 2070, a placa mais barata (se é que podemos considerar barata uma placa que custa quase R$ 4 mil) da nova arquitetura da Nvidia.

A grande vantagem de benchmarks sintéticos como o 3DMark é a possibilidade de fazermos diversos tipos de comparações, dada a grande padronização dos testes e aferição dos resultados, o que não ocorre, por exemplo, quando são testados jogos com um registrador da taxa de quadros por segundo ativo como o FRAPS, pois há inúmeros fatores que podem interferir no resultado final.

Pois bem, como pode ser observado na página de benchmarks modernos, o meu SLI de GeForce GTX 1070 teve 18% de vantagem no Time Spy (que mede o desempenho em DirectX 12 na resolução de 1440p) e no Fire Strike (DirectX 11, 1080p) houve um empate técnico – e olha que não considerei os resultados com o meu Ryzen 7 2700X em overclock.

Foi apenas no Sky Diver (DirectX 11, 1080p) que a RTX 2070 foi melhor em 7%, porém este teste é menos intensivo e assim o processador principal é mais determinante, tendo em vista que o CDH usou o Intel Core i9 9900K, um monstro principalmente no preço (assim como a própria RTX 2070, de certa forma).

O CDH também testou com o GTA V, porém por utilizar uma metodologia diferente da minha posso apenas especular. O teste deles foi feito em 1080p com os detalhes gráficos no “high”, enquanto que a minha avaliação foi feita na mesma resolução, porém com os ajustes em “normal”. Neste cenário o meu conjunto ficou 20% à frente, porém se a qualidade dos gráficos também estivesse no "high" acredito que o desempenho seria o mesmo.


Por fim, é claro que este tipo de comparação deve ser considerado mais como uma curiosidade. Não faz qualquer sentido para ninguém montar um SLI do zero hoje em dia. Porém se você já tiver uma 1070 (ou 1080) e uma placa-mãe compatível, adicionar uma segunda placa (preferencialmente usada e de menor custo) pode trazer resultados razoáveis.

Comentários