Pular para o conteúdo principal

Projeto 3dFX (Parte 2 – Montagem e configuração)

Neste segundo episódio da série mostrarei a montagem e configuração desde ousado e especial projeto. Sigam-me os bons!


A montagem

Para conferir a lista completa de componentes, confira a primeira parte desta série. 😉

Aqui temos o processador AMD FX 8300 instalado na placa-mãe Asus M5A97 LE R2.0:


Pasta térmica é fundamental, ainda mais em um processador “esquentadinho” como os FX.


Tenho este Cooler Master Hyper N620 desde 2010. O bicho é bruto!


Instalando o conjunto no gabinete Thermaltake V3. Aproveitei também para conectar os módulos de memória Corsair Vengeance.


As placas de vídeo AMD Radeon HD 7970 GHz Edition e 3dfx Voodoo4 4500 lado a lado. Uma perfeita junção do moderno com o antigo!


O SSD Corsair Force LS instalado no suporte para dispositivos de 2,5” do gabinete Thermaltake V3 (que passei batido no review dele! 🙈).


A montagem quase completa. Peguei emprestada uma unidade óptica (DVD-RW) para instalar o Windows XP.


Para instalar a ventoinha frontal é necessário desmontar o painel do gabinete:


Painel remontado. Aqui é FX porra! 😈


Instalando e configurando o Windows XP

Para o instalador do XP funcionar é necessário configurar as portas SATA para o modo IDE. O maior problema é que o anacrônico programa de instalação do XP permite carregar drivers apenas a partir de disquetes, e a placa-mãe usada aqui (como em qualquer placa mais moderna) não conta com esta interface.

Até é possível modificar a imagem do sistema operacional para incluir os drivers para a controladora SATA no modo AHCI ou RAID, mas infelizmente o meu escasso tempo não me permitiu fazer isso.

Este é o resultado de tentar instalar o Windows XP com as portas SATA configuradas para os modos AHCI ou RAID

Configurando as portas SATA para o modo IDE no Setup da placa-mãe

Com as portas SATA configuradas para IDE a instalação transcorre sem problemas. A tela do particionador mostra como ficou a divisão do SSD entre os sistemas operacionais (eu já havia previamente particionado o SSD em outro PC).


O Windows XP finalmente instalado! Dos 16 GB de RAM do PC, o XP por ser de 32 bits reconhece apenas cerca de 3 GB. Isso que é ostentação! 😎


O primeiro PC no qual usei o XP foi o meu K6-III de 400 MHz, quando instalei para testar e acabei voltando para o Windows 2000. Aqui temos um processador de oito núcleos e de mais de 3 GHz rodando o veterano sistema operacional. O tempo voa, assim como o Windows XP neste PC!


Com todos os drivers dos dispositivos instalados, por isso reforço a importância de escolher uma placa-mãe que tenha suporte oficial ao XP. 

A ideia é deixar a Voodoo4 como placa de vídeo principal no Windows XP e a Radeon HD 7970 no Windows 10, de modo a rodar jogos e programas modernos. Utilizar um monitor que tenha tanto entradas HDMI/DVI e DB15 (VGA) facilita bastante a tarefa de alternarmos a fonte do sinal de vídeo, conforme o sistema operacional em execução.


Os últimos drivers oficiais para o Windows 2000 da 3dfx funcionaram, desde que instalados em modo de compatibilidade com este sistema operacional. Vale lembrar que a 3dfx encerrou as atividades antes do lançamento do Windows XP (foi comprada pela Nvidia no final de 2000 a preço de banana – confira a história completa aqui).


Sempre é importante desabilitar o V-Sync para não prejudicar os benchmarks. Um detalhe bem legal é que a Voodoo4 4500 suporta a resolução Full HD na área de trabalho do Windows, realmente é um feito e tanto para um produto lançado há 18 anos! Provavelmente muitos dos que estão lendo este texto nem eram nascidos quando o chip Voodoo4 foi apresentado... 😱


Como o ancião XP não tem suporte ao comando TRIM, é importante rodar este utilitário da Corsair para executar o comando de vez em quando e preservar o SSD. O 7 foi o primeiro Windows com suporte nativo ao TRIM.


Um abraço e até a próxima parte!

Comentários

  1. Que coisa linda, que coisa maravilhosa. Essa deve ser a máquina definitiva de jogatina antiga no Windows. Voodoo 4 4500, só pelo nome já dá pra ver que é uma baita placa. Já tô até imaginando essa bichinha com Need II, Unreal, Tomb Raider II, Rollcage e tudo mais que o Windows 9x/XP nos proporcionou. Vem logo, parte 3!

    ResponderExcluir

Postar um comentário