Pular para o conteúdo principal

Estariam os arranjos multi GPU fadados ao desaparecimento?

Durante o anúncio das novas Radeon Vega a AMD mal tocou no assunto Crossfire. Estariam os arranjos multi GPU no caminho para a extinção? Confira aqui os meus pitacos sobre o assunto.


O silêncio da AMD sobre o Crossfire durante o evento de lançamento das Radeon RX Vega não passou despercebido. Procurada pelo site Gamers Nexus, a AMD afirmou que, embora irá continuar a suportar oficialmente a tecnologia Crossfire (de fato as Vega são compatíveis), dedicará menos recursos e tempo para o aprimoramento da tecnologia. O motivo? A falta de interesse das desenvolvedoras de jogos em arranjos multi GPU.

Infelizmente não há como dizer que a AMD está errada: mais uma vez a evolução do hardware é limitada pela preguiça das empresas desenvolvedoras de software. Cito como exemplo máximo disto o jogo Mortal Kombat XL, que claramente é um título portado nas coxas das versões para os fracos consoles e é perceptivelmente incapaz de usar mais de uma GPU e ultrapassar os 60 FPS. A maioria dos outros títulos seguem esta toada, com requerimentos de hardware absurdos para entregarem um desempenho que beira o medíocre, exatamente como prega a metodologia eXtreme Go Horse on Games.

Movimento parecido já havia sido feito pela Nvidia, que deixou de suportar arranjos 3-Way SLI a partir das GPUs Pascal. Quanto a mim, estou tacando o foda-se para isto por um simples motivo: acho lindo e sexy, algo orgásmico, ver um PC ostentando duas ou mais placas de vídeo. Vou manter o meu SLI de GeForce GTX 1070 o máximo possível, além de continuar com as experimentações multi GPU nos meus PCs clássicos, cujos exemplos recentes são o 3-Way SLI de GeForce GTX 760 e a Radeon HD 5970.

Para finalizar, deixo uma recomendação: comprou um jogo na Steam (ou em qualquer outra loja que tenha reembolso) e achou que ele roda mal e porcamente no seu PC? Devolva-o e peça reembolso, citando como motivo o fraco desempenho. Quanto mais pessoas fizerem isto, maior a chance de as desenvolvedoras tomarem vergonha na cara.

Comentários

  1. POG e XGH não são exclusividade de jogos. Tenho visto cada programa de ERP pior que outro de uns tempos para cá. :-(

    ResponderExcluir
  2. Como ficarão as grandes e caras placas ATX com 2 ou mais slots pci-e? Será que não haverá mais necessidade delas? Eu sei que muitas dessas placas tem recursos extra e maior qualidade dos componentes, mas, a grande maioria que compra uma placa mid ou high-end com mais de um slot pci-e pensa em multi-gpu, como eu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não desaparecerão de uma hora para outra, mas aos poucos ficarão cada vez mais irrelevantes. Mais ou menos como está ocorrendo com as fontes de alimentação de alta potência, aquelas de 1000 W ou mais.

      Excluir

Postar um comentário