Pular para o conteúdo principal

Descanse em paz, Windows Phone

Suporte para o Windows Phone 8.1 acaba no dia 11, e a maioria dos aparelhos que rodam este sistema operacional não suportam a atualização para o Windows 10 Mobile.


Você é um dos heróis da resistência que ainda utilizam o Windows Phone 8.1? Está cansado de ser boicotado pelas desenvolvedores de aplicativos? Fique tranquilo que não há nada tão ruim que não possa piorar: a partir de amanhã o seu sistema operacional será abandonado também pela Microsoft.

Ao verificar esta página da Microsoft que mostra quais softwares serão descontinuados em 2017, podemos observar que o Windows Phone 8.1 foi um dos contemplados, o que é uma pena: no final do ano passado avaliei um Nokia Lumia 630 e até que gostei do aparelho e do WP 8.1, é realmente uma lástima o completo estado de abandono que o sistema quase sempre teve.


De um modo geral a vida da Microsoft dentre os sistemas móveis nunca foi e não está sendo fácil, pois mesmo o Windows 10 Mobile está ameaçado. A empresa paga o preço de ter chego atrasada para a festa (tudo culpa do Ballmer!) num mercado cujos demais competidores ela não tem como simplesmente colocar para fora, como fez com a Netscape no final dos anos 1990.


Comentários

  1. E assim encerra-se um capítulo curto mas marcante (para o bem e para o mal) da história dos telefones espertos.
    Sou um feliz proprietário de Windows em telefones desde 2015, quando comprei meu Lumia 635, usado, ainda com Windows Phone 8.1, que depois recebeu o Windows 10 Mobile, porém conheço o sistema desde 2012, quando minha namorada comprou um Lumia 520, com o Windows Phone 8.
    Hoje tenho um 930 e se pudesse compraria um 950XL ou um HP Elite X3, porque sou completamente apaixonado pela interface do sistema. Tenho todos os aplicativos que preciso no dia-a-dia, por isso a falta de aplicativos famosos do iOS e Android não me afetam.
    Ontem ela trocou o 520 velho de guerra por um J7 Prime, e posso afirmar com todas as letras que a interface do Android não desce pra mim.
    O Windows Phone 8/8.1 foram ótimos sistemas com telefones marcantes:
    Lumia 520, um excelente modelo de entrada.
    Lumia 920, um topo de linha com visual icônico.
    Lumia 1020, um 920 tunado com a melhor câmera já colocada num telefone, e que ainda hoje dá um caldo bonito.
    A pena é que o sistema chegou tarde pra festa, quando todos já estavam dançando em rodinhas. Além disso teve a traição da MS, cortando quase toda a linha da atualização pro W10, e isso foi demais pra galera suportar.
    Foi bom enquanto durou, Windows Phone, e que pena que você não teve mais sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E pensar que na época do Windows CE/Windows Mobile a Microsoft estava com a faca e o queijo na mão...

      Excluir

Postar um comentário