Pular para o conteúdo principal

Microsoft fornece correção para o WannaCry, mesmo para os Windows sem suporte

Quem não estava com a cabeça enfiada em um buraco nos últimos dias deve ter ouvido falar do ransomware WannaCry, inclusive na mídia das massas (TV). Veja aqui como deixar o seu sistema protegido, mesmo nas versões antigas do Windows.


Tecnicamente falando, o WannaCry se aproveitou de uma falha no SMB Server que foi corrigida pela Microsoft em março, ou seja, se o seu Windows estiver com as atualizações em dia o mesmo está imune. Porém no ambiente corporativo isto não é tão simples: normalmente as atualizações são gerenciadas de forma centralizada, e administradores preguiçosos podem ter perdido a janela para aplicá-las. Não é por acaso que justamente neste ambiente o estrago foi maior.

E quem ainda usa um Windows sem suporte? Felizmente a Microsoft lançou uma atualização também para estes sistemas, a KB4012598, que está disponível para download no Microsoft Update para o Windows XP, Vista, Server 2003 e 2008, tanto de 32 quanto de 64 bits. Baixe-a e a instale para ontem!

E o que fazer se o pior já aconteceu, ou seja, os seus arquivos foram criptografados? Primeiramente, jamais pague o "resgate", pois você estará contribuindo com os criminosos. O melhor é tomar uma água com açúcar e aguardar, pois geralmente grandes empresas de soluções de segurança publicam ferramentas para descriptografar os arquivos.

Mas o melhor mesmo é não passar por isto. Manter o sistema operacional sempre atualizado (seja qual for) e os backups em dia (e em mais de um local) são práticas altamente saudáveis.

Veja também:

Comentários