Pular para o conteúdo principal

Segure o upgade: os Ryzen serão lançados no dia 2 de março!

O dia mais esperado dos últimos 18 meses está próximo! O lançamento da nova linha de processadores da AMD será no dia 2 de março, assim como a das placas mãe AM4 baseadas nos chipsets X370 e B350. Ao contrário do que havia sido especulado, os novos processadores não utilizarão os sufixos R7, R5 e R3, mas serão simplesmente Ryzen 7, 5 e 3.

Esta nova tabela divulgada pelo Guru 3D mostra as especificações dos Ryzen e os seus preços oficiais, que ficaram próximos da expectativa. Um detalhe importante é que todos os modelos terão o multiplicador destravado (chupa Intel!), enquanto que os modelos "X" contarão com uma maior flexibilidade nas tensões de alimentação.


De longe o processador que mais chamou-me a atenção na lista foi o Ryzen 7 1700: com 8 cores, 16 threads, 16 MB de cache e TDP de apenas 65 W, tem tudo para ser um dos processadores com o melhor custo x benefício dos últimos tempos. Sem falar que o baixo TDP aliado ao multiplicador destravado indicam um ótimo potencial de overclock.

Se os Ryzen forem honestos no desempenho, estou pensando em até o final do ano pegar um 1700 principalmente pelas suas 16 threads que ajudam bastante para encodar vídeos e rodar diversas máquinas virtuais simultaneamente. Mas não antes de terminar de pagar o último grande upgrade que fiz no meu bravo PC - o que posso adiantar é que o trio de GTX 760 foi descomissionado. Mais detalhes muito em breve. 😊

Comentários

  1. Realmente, esse Ryzen 7 1700 está bem convidativo. Montar uma máquina pra estudar/fazer labs com Vmware Vsphere será excelente com uma "CPU" dessas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu estudava redes locais simulava uma rede inteira usando três PCs parrudos, cada um deles rodando umas vinte máquinas virtuais.

      Eu estou com água na boca por esse Ryzen 1700. Se o desempenho estiver alinhado com os Intel (nem precisa ser superior) e os lojistas brasileiros não enfiarem muito a faca no processador e na placa mãe, taí um upgrade bem interessante.

      Excluir

Postar um comentário