Pular para o conteúdo principal

RYZEN: eis o nome comercial dos AMD Zen

Um slide de uma apresentação interna da AMD dá conta de qual será o nome comercial da sua futura linha de processadores x86, baseados na nova arquitetura Zen: RYZEN. Porém além do nome (do qual realmente gostei!) também foram confirmadas algumas características dos chips que antes eram apenas especuladas: ele terá 8 cores e 16 threads, frequência base de 3,4 GHz e generosos 20 MB de cache. As imagens foram divulgadas pelo site VideoCardz.



Os slides também trazem outras novas tecnologias da AMD tais como o Precision Boost e o Extended Frequency Range, que são uma forma mais avançada do Turbo Boost dos processadores atuais: agora o processador também leva em conta outras variáveis tais como o sistema de resfriamento, com uma escala de apenas 25 MHz.



O Smart Prefetch é um algoritmo aprimorado para gerenciar os caches do processador, que analisa os padrões de carregamento das aplicações de modo a deixar dados frequentemente acessados sempre disponíveis no cache. Já o Pure Power é uma melhoria da tecnologia Cool n’ Quiet para prover uma maior eficiência energética.



Sem dúvida os novos processadores são bastante promissores e possuem ótimas especificações técnicas. Se você pretende fazer um upgrade ou comprar um novo PC recomendo fortemente aguardar o lançamento dos RYZEN. 


Veja também:

Comentários

  1. Chega dos mesmos ainda mais sem concorrência descente e sem inovação de verdade.

    ResponderExcluir
  2. Só espero que, mesmo que não tenha tanto desempenho como os i7 topo de linha (o que já não seria nada mal, considerando que a Intel o "evolui" a cada 2 anos) como vem sendo alardeado, venha com preço aceitável. Só assim pra derrubar a demanda dos i7 novos e os i7 mais antigos (Sandy Bridge, Ivy Bridge, Haswell) no ML, quem sabe forçando a terem preço justo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário