Pular para o conteúdo principal

Unboxing e primeiras impressões: Cooler Master Hyper TX3 Evo

O Hyper TX3 Evo é uma solução de refrigeração de médio custo da Cooler Master, com ventoinha de 92 mm com suporte ao controle de rotação PWM e condutores de cobre. Confira aqui as minhas impressões sobre o produto.



No verso da embalagem estão as especificações completas do produto, que é compatível com quase todos os soquetes modernos da Intel e da AMD, inclusive o novo LGA 1151 (segundo a Cooler Master, sem o risco de entortar o processador). A única exceção é o soquete LGA 2011, o qual não é compatível.


Abrindo-se a embalagem vemos o Hyper TX3 e uma pequena caixa com os acessórios:


Acompanham o kit as presilhas para os padrões Intel e AMD, parafusos de fixação e também uma bisnaga com pasta térmica, além de guias de referência para a instalação. As armações metálicas na cor preta à direita da imagem são destinadas à inclusão de uma segunda ventoinha.


Os condutores de calor são de cobre e ficam em contato direto com o processador, além de virem de fábrica razoavelmente bem polidos.


A instalação dos suportes para os processadores Intel é fácil: basta fixar oito pequenos parafusos observando as inscrições presentes nos suportes de acordo com modelo do soquete. A instalação mostrada na foto é aplicada para os LGA 1156/1155/1150/1151.


A pasta térmica que acompanha o TX3 aplicada sobre o processador:


O Hyper TX3 Evo corretamente fixado. A instalação é idêntica à dos coolers padrão da Intel, ou seja, basta alinhar e apertar os clipes de fixação até ouvir o ruído característico do encaixe dos mesmos. Como o TX3 é leve não é necessário ter acesso ao lado das trilhas da placa mãe, o que realmente poupa um bocado de tempo e trabalho. A orientação do fluxo de ar deve ser a demonstrada na imagem abaixo, de modo a fazer com que o ar quente seja direcionado para a ventoinha de exaustão traseira do gabinete.


Finalizando, o Cooler Master Hyper TX3 Evo sem dúvida é um produto muito bem acabado e versátil, ainda mais se considerarmos o seu preço. 

A sua performance será demonstrada em uma futura postagem, visto que o TX3 integrará a minha mais nova configuração que está saindo do forno e não quero estragar a surpresa. Deixo algumas pistas: é possível observar que a placa mãe utilizada é a veterana Gigabyte Z68X-UD3-B3, placa LGA 1155 que durante muito tempo foi a minha placa principal e que ultimamente estava no meu antigo servidor doméstico. Também posso adiantar que esta configuração não será baseada no processador Celeron G1610 que equipava o servidor, até mesmo porque seria um completo absurdo combinar um cooler como o TX3 em conjunto com um simples Celeron.

Aguardem as cenas dos próximos capítulos! 😏

Veja também:

Comentários

  1. Tenho um desses, muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou gostando bastante também. Em breve sairá uma análise sobre a sua performance.

      Excluir
  2. O meu é um Hyper 212X, é parecido com esse daí só que não tem esse sistema de fixação padrão da Intel (que apesar de bem mais prático, é fácil de quebrar) e sim um sistema de parafusos, inclusive é mais trabalhoso já que tem que tirar a placa mãe do gabinete! Tenho um outro Hyper TX só que bem antigo, usava com soquete 775 e também tem esse sistema de fixação da intel... comprei usado na época e veio com umas das "perninhas" quebrada hehehehe um amigo meu substituiu a perninha e usei com um Q8200 na época.

    ResponderExcluir
  3. Estou precisando de um par de brackets para esse modelo de cooler,alguém pode me informar onde consigo? Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Uma coisa que me chama a atenção é: por que os fabricantes de coolers não colocam o TDP máximo que o Cooler consegue dissipar de maneira CLARA E OSTENSIVA? Depois de fuçar na internet, descobri que esse Cooler TX3 EVO testado serve para processadores com TDP de até 95 Watts.

    ResponderExcluir

Postar um comentário