Pular para o conteúdo principal

Como atualizar o Asus Zenfone 2 para o Android 6

Sim, a Asus liberou uma imagem oficial do Android 6 para o Zenfone 2, porém não são todos os aparelhos que a receberam via OTA (Over The Air, pelo próprio aparelho). Confira aqui como fazer manualmente a atualização.



Antes de qualquer coisa, cabem algumas observações. A primeira é que este tutorial aborda o modelo ZE551ML do Zenfone 2 apenas. Se o seu aparelho tiver um código de modelo diferente recomendo fortemente que você não prossiga. Também não posso me responsabilizar caso algo dê errado, muito embora o procedimento no meu aparelho funcionou maravilhosamente bem, sem qualquer problema durante ou após o processo. Siga por sua conta e risco! 😉

Um alerta da própria Asus é que o recurso Apps2SD não é suportado pelo Android 6, desta forma se você tem aplicativos instalados no cartão SD deverá movê-los de volta para a memória interna antes de atualizar. Outra possibilidade é desinstalar estes aplicativos e reinstalá-los depois.

Prosseguindo, acesse esta página de suporte da Asus: 

No campo OS selecione Android e clique no link Firmware:



Role a página até encontrar a atualização destacada na imagem, a qual é específica para o mercado brasileiro:



O arquivo tem 1,19 GB e a data é de 12/10/2016:



O download por ser feito pelo próprio aparelho. Se você o fez no PC, terá que transferir o mesmo para o Zenfone via USB ou rede local. Em ambos os casos há um detalhe importante: não descompacte o arquivo.



O arquivo de imagem deve ser movido para a pasta raiz da unidade de armazenamento interno (não pode ser no cartão SD):






Após mover o arquivo, reinicie o Zenfone 2. Ao reiniciar o aparelho identificará a atualização:





O procedimento leva em torno de uns 40 minutos, dependendo do número de aplicativos instalados. Agora é só curtir o Android 6 no seu Zenfone 2! O que notei após a atualização é que o desempenho (que já era muito bom) deu uma leve melhorada, assim como a duração da bateria. Outro ponto positivo é que alguns bloatwares também são removidos.



As features do Android 6 já são amplamente conhecidas do grande público, desta forma não as abordarei para não ser repetitivo e para evitar a fadiga. Sem falar que já fiz um especial sobre o Android 6 quando o meu falecido Moto G2 foi atualizado.

Finalizando, este sem dúvida é um dos principais mimimis a respeito do Zenfone 2 espalhados por aí, e espero ter ajudado a dirimir muitos destes conflitos (se a Asus quiser me pagar uns cascalhos é só pedir o número da minha conta). Sem dúvida que atualizações OTA são muito mais fáceis principalmente para os não versados em tecnologia, mas como vimos aqui o processo manual também é muito simples. Para quem como eu estava acostumando a atualizar o BIOS de placas mãe desde a era dos 80486, então é mamão com açúcar.

Sobre o futuro do aparelho, rumores indicam que o modelo ZE551ML receberá o Android 7. Se isto é verdade só nos resta aguardar, ainda mais visto que a Asus sempre é uma das últimas fabricantes a atualizar os seus aparelhos. De qualquer modo, jamais me descabelei (até mesmo porque não tenho cabelo para tanto...) para ter sempre a última versão do sistema do Google, e recomendo ao amigo leitor que faça como eu: relaxe, goze e curta o aparelho.

Veja também:

Comentários

  1. Interessante esses cels com processadores Intel. O consumo da bateria e o calor gerado são no mesmo nível dos ARM?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O aquecimento e a duração da bateria são comparáveis ao do meu antigo Moto G2. O Zenfone 2 só esquenta mais quando carregando, devido ao recurso de carregamento rápido.

      É uma pena que a Intel saiu do mercado mobile, visto que o seu produto é competitivo. Até o momento estou gostando bastante.

      Excluir

Postar um comentário