Pular para o conteúdo principal

Muito prazer, soquete AM4!

Finalmente o novo soquete da AMD começa a dar as caras. Como foi bem colocado pelo amigo Marcos FRM do blog Caixa Seca, este soquete representa o futuro da AMD. Ele virá juntamente com a nova arquitetura Zen e uma nova família de chipsets (cujo carro-chefe será o X370), algo que era muito aguardado por todos, afinal de contas a arquitetura Bulldozer (da qual todos os processadores atuais da AMD são baseados) e os chipsets 990FX e 970 são do já longínquo ano de 2011 - sem falar que muitas placas AM3+ de baixo custo são baseadas no 760G, um chipset lançado em 2009!

Com 1331 contatos, o AM4 não aderiu ao conceito LGA e desta forma segue a tradição da AMD de manter os pinos no próprio processador. Caberá também ao AM4 unificar as plataformas da empresa e decretar o fim da salada atual de soquetes: adeus AM1, FM1, FM2 e AM3. Todos os novos processadores serão AM4, inclusive as APUs.

Enfim, novamente deixo os meus votos para que os Zen (e consequentemente o soquete AM4) sejam um sucesso e evitem que a Intel domine completamente o mercado, e continue fazendo o que bem entender.

Seje bem-vindo, soquete AM4!


Veja também:

Comentários