Pular para o conteúdo principal

Broxante: processadores AMD Zen apenas no final do ano

Para aqueles que, assim como eu, estavam ansiosamente aguardando a chegada da nova arquitetura x86 da AMD, será necessário um pouco mais de paciência: conforme declaração da presidente (me recuso a escrever da outra forma) Lisa Su, os primeiros processadores baseados nesta arquitetura vão chegar apenas no final do ano. A arquitetura Zen dará origem a duas famílias de produtos: as CPUs Summit Ridge e as APUs Bristol Ridge, as quais utilizarão o mesmo soquete AM4 – finalmente a AMD vai acabar com a salada de soquetes, tornando muito mais fácil a vida de quem quiser substituir uma APU por uma CPU ou vice-versa.

Os novos processadores terão litografia de 14 nm, controlador de memória DDR4, cache L1 de 32 KB por núcleo e L2 de 512 KB, também para cada núcleo. A empresa promete um ganho de 40% no IPC (Instruções Por Ciclo) em relação à geração atual, afirmando também que os novos processadores vão poder brigar em condições de igualdade com os Intel topo de linha. Assim esperamos!

Particularmente tinha esperanças de que os Zen chegassem ainda no primeiro semestre chutando a bunda dos Skylake (tanto que recomendei que aguardassem a chegada dos novos AMD), assim esta notícia foi meio que uma caneca de água fria (não chega a ser um balde). Até lá a AMD vai ter que continuar recauchutando a linha FX atual e torcer para as vendas não caírem ainda mais – em 2015 ela amargou um prejuízo de 660 milhões de verdinhas. Impressionante.




Veja também:

Comentários

  1. Admiro a AMD por não lançar uma "nova" geração a cada ano, nos forçando a trocar de placa-mãe por causa de um pino a mais ou a menos, e sempre com aqueles míseros 7% de desempenho. Essa notícia das memórias DDR4 foi ruim para mim. Espero que suporte DDR3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida seria uma boa, mas acho que infelizmente não vai rolar. Até onde pesquisei os Zen não possuem controladora de memória DDR3/DDR4 como os Skylake, mas isso pode mudar até o lançamento.

      Excluir

Postar um comentário