Pular para o conteúdo principal

Ando muito ocupado... (4)

A belezinha abaixo estava procurando um lar e como tenho coração mole logo a acolhi. Trata-se de uma placa mãe contendo um processador Harris 80286 de 16 MHz com três slots ISA de 16 bits e dois de 8 bits. Linda demais!

O RETROLab acolheu mais uma placa mãe maior abandonada


Detalhe do processador Harris 80286 de 16 MHz


Um grande diferencial desta placa mãe é a presença de quatro soquetes de memória SIMM de 30 vias, realmente é difícil encontrar placas da geração 286 com tais soquetes. Ela também conta com conectores para os tradicionais chips de memória no formato DIP.

Detalhe dos quatro soquetes para módulos SIMM-30


Assim que coloquei as mãos nesta relíquia procedi com a remoção da bateria de Ni-Cd, que já estava começando a oxidar (vide o destaque). Por enquanto a placa ficará sem bateria, porém quando passar a utilizá-la instalarei uma CR2032 em conjunto com um diodo, assim como fiz com o 80386 DX. Observem também no detalhe o clássico chip controlador da interface com o teclado NEC D80C42C.

A maledeta bateria de Ni-Cd foi removida antes de causar maiores danos


Ainda tenho que analisar as condições gerais desta placa, mas a princípio ela será a minha placa 80286 principal a partir de agora, devido ao suporte para os módulos SIMM de 30 vias. Isto tornará possível instalar mais RAM e consequentemente “brincar” mais com o 286. Aguardem as cenas dos próximos capítulos!

Veja também:

Comentários

  1. É digno de nota o excelente estado de conservação dessa placa, e de outras que já vi por aqui também!

    Uma dúvida, Rigo: já que o 286 não tem como voltar ao modo de memória real após chavear para o modo protegido, é de se entender que tudo que rode numa expansão de memória (acima de 1 MB) que eventualmente você instale nessa máquina aí, irá rodar em modo real?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste caso utilizamos o conceito memória expandida (EMS), o qual através de um driver é feito o chaveamento de segmentos de memória acima do primeiro 1 MB mesmo no modo real. No caso do 286 o mais famoso deles é o EMM286.

      Excluir

Postar um comentário